Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

A tradição junina sobrevive mesmo em tempos de pandemia. As celebrações, que duram o mês inteiro, são marcadas por refeições cheias de guloseimas: bolos, canjicas, pipocas, pés de moleque, paçocas, dentre outras. Os exageros, no entanto, podem trazer consequências para a saúde. A boa notícia é que São João traz opções mais saudáveis.

Quem quer manter a saúde sem exagerar nos doces e salgados, pode substituir ingredientes para continuar comendo e aproveitando os pratos típicos. Uma opção, por exemplo, é trocar os alimentos processados por ingredientes frescos, dizem os especialistas. Outra dica é substituir o açúcar tradicional por outros tipos como demerara ou mascavo, ou até mesmo por mel, podem ser decisões ótimas na hora de cozinhar.

De acordo com pesquisa realizada pela Fiocruz na pandemia, houve um aumento considerável de 4 e 6% no consumo de chocolates e doces por adolescentes e adultos. Tais dados, unidos à situação de pandemia e ao isolamento social, podem ser fatores que corroboram para o aumento do sedentarismo e melancolismo dos cidadãos. O açúcar comum, industrializado, passa por processos químicos que tiram as substâncias benéficas para o organismo. Estes elementos, em grande quantidade, podem contribuir para o aumento glicêmico e que, consequentemente, podem evoluir para doenças como colesterol alto, pressão alta, gordura no fígado e diabetes.

Por outro lado, no contexto de São João, as festividades também são caracterizadas pelo uso de milho e amendoim, cereal e leguminosa oleaginosa rica em vitaminas e baixo teor calórico. Pamonhas, pipocas, milhos cozidos e paçocas são boas opções para consumo, desde que também sejam ingeridos com moderação.

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio

Anúncio

INSTITUCIONAL

O Front Saúde

Bem-vindo à Revista Digital Front Saúde! Aqui você encontra as melhores notícias na área da saúde.

E se você soubesse de algo que pudesse salvar a vida de alguém que você ama?