Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

O Labi Exames vai abrir uma rede de clínicas populares ao lado das farmácias da rede Raia Drogasil. O Labi Clínicas é fruto da aquisição da healthtech de saúde, realizada em dezembro de 2021. As duas primeiras unidades foram inauguradas nas regiões do Grajaú e de Brasilândia, na capital paulista. A companhia não revelou o total de investimentos no projeto. Criada em 2017, o Labi possui 28 unidades instaladas nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Durante a pandemia, as farmácias foram autorizadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a realizar exames laboratoriais de menor complexidade, como os testes de covid-19. Agora, com a estratégia de unir parede a parede as duas marcas, a Raia Drogasil terá uma maior gama de exames disponíveis aos clientes, como testes clínicos, check-ups, aplicação de vacinas e até consultas por telemedicina. 

De acordo com o presidente da companhia, Marcílio Pousada, a parceria com o Labi é considerado um “projeto piloto”, com potencial para ser replicado em outros endereços da rede. “O Labi traz competências que nós não temos como farmácia. Dois exemplos são a telemedicina e os exames. A união desses dois negócios vai trazer mais uma ferramenta para a saúde do consumidor”, diz o presidente da RD. 

Para Alberto Serrentino, fundador da consultoria Varese Retail, especializada em varejo, a iniciativa da RD traz para o Brasil um modelo de negócio considerado comum em outros mercados, como o dos EUA, unindo empresas com competências complementares, formando um ecossistema de serviços de saúde. 

Serrentino acredita que outras companhias devem seguir esse caminho, e vai ampliar seus serviços. “A pandemia de covid-19 trouxe um grande avanço para o setor ao derrubar algumas travas regulatórias. Agora é permitido esse tipo de parceria entre farmácias e clínicas de saúde.” 

Além dos tradicionais serviços laboratoriais, as clínicas vão ter a opção de consultas médicas focadas em casos de baixa complexidade, a preços populares. O atendimento vai ser feito de maneira híbrida por um time multidisciplinar, que conta com o auxílio de uma equipe de enfermagem para a triagem presencial seguida da consulta por telemedicina. 

O presidente do Labi Exames, Marcelo Noll Barboza, explica que o projeto estava se desenvolvido há pouco menos de um ano, e os endereços das clínicas foram escolhidos em regiões distantes do centro da cidade, com o intuito de população com menor poder aquisitivo e que depende do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Labi Clínicas vai realizar atendimentos médicos a R$ 69,90 por consulta. “Nós estamos acompanhando o aumento na demanda por consultas médicas de baixa complexidade que cresceu ainda mais na pandemia”, conta Barboza.

Fonte: Estadão

Foto: Alexandre Genga/Divulgação/Raia Drogasil

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio