Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

Certamente se você não conhece, pelo menos, é muito provável que já tenha ouvido falar sobre o Beach Tennis, esporte que é a cara do verão e que vem, cada vez mais, se tornando tendência entre pessoas de todas as idades.

Segundo a Confederação Brasileira de Beach Tennis, o esporte foi criado por volta de 1987 na província de Ravennana, na Itália, mas se tornou uma prática profissional apenas em 1996. No momento, o esporte é considerado uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton e suas regras e práticas têm mudado ao longo dos anos.

De acordo com a International Tennis Federation (ITF) o esporte é praticado por mais de 500 mil pessoas no mundo todo, independente de gênero ou sexo. No Brasil, o Beach Tennis começou no Rio de Janeiro, em 2008.

O Beach Tennis é um esporte que além de promover benefícios para a saúde, também proporciona alegria e descontração, o que pode ser um dos motivos para que a prática venha se tornando cada vez mais procurada entre as pessoas.

O profissional de educação física e professor de Beach Tennis João Neto explica que o esporte é de fácil aprendizado e pode trazer muitos benefícios para a saúde. “O Beach Tennis é um esporte sensacional. Com a sua prática, é possível o aprimoramento de valências físicas”, afirma.

Segundo o especialista, esses são alguns dos principais benefícios do Beach Tennis:

  • Trabalha a força de membros superiores e inferiores;
  • Melhora a coordenação motora geral e fina;
  • Melhora o condicionamento físico;
  • Ajuda na perda de peso;
  • Melhora a questão social dos praticantes.

O advogado e músico Thiago Rosa, que pratica o Beach Tennis, conta que o esporte foi essencial para a melhora da sua saúde mental e física. “Trouxe diversos benefícios. Em primeiro lugar a saúde, já que se trata de um esporte em que você se desenvolve fisicamente. Trouxe saúde mental, já que praticar o Beach Tennis traz satisfação e relaxamento”, pontua.

Existe idade para começar?

O esporte é praticado por muitas pessoas, inclusive, entre amigos e pessoas da mesma família. Segundo o professor, não existe uma idade estipulada para começar a praticar, o ideal é iniciar entre os 5 e 6 anos de idade, porém, existe uma metodologia adaptada para esse público. “Idade limite não tem, por isso, o Beach Tennis é tão inclusivo, até mesmo na questão de algumas limitações que o praticante possa ter, devido o esporte ser praticado em um ambiente de baixo impacto, ele acaba ‘abraçando’ muito mais praticantes por esse conforto maior na sua prática”, pontua.

Foto: João Neto/Arquivo pessoal

A médica Natale Costa pratica o Beach Tennis há seis meses, e revela que optou pelo esporte não apenas pela dinâmica do jogo em equipe, mas também por ser uma maneira que ela encontrou para cuidar da sua saúde e por ser diferente dos treinos de academia. “Sempre preferi o esporte a academia, pelas metas, pelo dinamismo e pelo jogo em equipe. Então, manter o foco na saúde e no hábito saudável só com a academia sempre foi muito difícil. O trabalho na areia exige de você um condicionamento, e, como eu estava parada há muito tempo, tive que buscar uma preparação. Com os treinos, tudo vem sendo agregado e você pratica o exercício de forma leve, mas não deixando de lado a disciplina”, conta.

Foto: Natale Costa/Arquivo pessoal

“Hoje é fácil ir pro treino, já que você sabe que ali não será só a obrigação, mas há diversão também. Encontrar os amigos, rir, e se exercitar. Acredito que não tenha nada melhor. Você fica mais disposto e mentalmente mais relaxado, o que facilita o desenrolar de outras atividades ao longo do dia”, conta a médica.

Não existe dia e nem hora para começar a praticar um esporte e com o Beach Tennis não seria diferente, mas é importante lembrar que antes de iniciar alguma atividade física, é necessário e fundamental procurar um profissional e seguir as suas orientações.

O professor João Neto finaliza pontuando que o Beach Tennis é um esporte em que as pessoas gostam desde o seu primeiro contato, além de enfatizar a importância de procurar um bom lugar para iniciar a prática. “Para você que quer começar a praticar o Beach Tennis primeiro, esteja pronto para se viciar nesse esporte, porque um, dois, três dias vão ser poucos depois que você começa. Eu costumo dizer que depois que você passa a primeira bolinha da rede não tem mais volta. E por fim, mas não menos importante, busque logo no começo uma boa escola ou um bom profissional que lhe ensine bem as técnicas, isso fará o esporte muito mais fácil do que já é”, conclui.

Foto: Shutterstock.com

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio