Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

A pandemia do coronavírus mudou radicalmente a rotina de milhares de pessoas. Seja na vida familiar ou profissional, retomar as atividades diárias é um desafio. O mesmo podemos dizer em relação a prática do exercício físico. Quem malhava duas ou três vezes por semanas, viu o cenário ficar complicado por conta da imposição das medidas restritivas.

O intervalo que a pandemia causou nas práticas esportivas provocou desadaptação dos praticantes, ou seja, o corpo já não é mais o mesmo, perde-se condicionamento, força muscular, e resistência cardiorrespiratória. Segundo a personal trainer Tayana Souza é importante começar com uma readaptação do organismo.

A orientação é praticar atividades físicas leves e com baixa intensidade como caminhadas e corridas curtas. Já no caso da musculação, a recomendação é reiniciar com exercícios simples, não abusar dos pesos e não prolongar os exercícios. “O importante é sair do sedentarismo imposto pela pandemia. Muitas pessoas se condicionaram ficar em casa sem qualquer pratica de exercício. O primeiro passo é calçar o tênis e se mexer”, orienta.

Listamos algumas atividades que podem fazer você fugir do sedentarismo.

Limpar a casa envolve esforço. E esforço físico!

Lavar roupa na mão, lavar a louça, varrer a casa e limpar o banheiro são bons exemplos de atividades domésticas que podem ser consideradas exercícios físicos

Você deve se esforçar para atingir pelo menos 30 minutos por dia, a parcela recomendada para romper de vez com o sedentarismo.

Escolha ir a pé!

Sempre que tiver a oportunidade de andar um pouco a mais, você deve abraçar a causa. Tente começar indo a pé naquela padaria que não fica tão longe da sua casa, pegar o ônibus um ponto depois do que você está acostumado, parar o carro um pouco mais longe do trabalho, etc.

Essa é uma medida simples e que pode trabalhar na sua mente com uma mudança significativa de hábitos.

Vá de escada

A opção de subir escadas, mesmo tendo um elevador por perto, pode ser uma ótima maneira de se exercitar.

Sempre que for possível, escolha esse caminho. Isso não significa que você precisa subir 15 andares de escada todos os dias. Mas sempre que possível opte por subir ou descer uns degraus. Sua saúde agradece.

Alongue-se

O alongamento é uma delícia e é uma ótima maneira de sentir o seu corpo e exercitar.

Você pode começar de uma maneira bem tranquila e depois, conforme for sentido, ir forçando um pouquinho a mais a cada dia. Fazendo uma busca na Internet você consegue boas opções de exercícios.

Ande de bicicleta

Se você tem a opção de trocar o carro por uma bicicleta para ir ao trabalho, o que está esperando? Essa é uma maneira gostosa de aproveitar melhor a vida, o vento no rosto e o momento – além, claro, de se manter ativo diariamente.

Faça caminhadas

A caminhada é um ótimo exercício físico. Sem contra-indicação, a medida pode ser adotada em uma esteira ou ao ar livre, trazendo aquela sensação gostosa.

Especialmente para quem é iniciante e está no sedentarismo há muito tempo, a caminhada pode ser leve e pode ser praticada em diferentes horários, lugares e ocasiões.

Dance!

Dançar é uma maneira diferente e divertida para fugir do sedentarismo. Se você não se encaixa na maioria das atividades que compartilhamos, talvez a dança seja uma ótima opção.

Você pode optar pelas danças de salão, as da academia e até modalidades dos videogames, dançando em casa mesmo.

Passeie com o cachorro!

Se você tem um cachorro ou algum outro animal de estimação, sabe que precisa dar algumas voltinhas com ele de vez em quando, não é?

Se essa volta durar pelo menos 30 minutos, já entrou na lista de atividades que podem fazer você fugir no sedentarismo. Essa é uma maneira eficiente de fazer bem para você e para ele também.

Pule corda!

Você provavelmente já fez isso quando era mais nova, mas não imaginava os benefícios que essa atividade tem.

Para começar a praticar você só precisa de uma corda e um espaço livre, que pode ser em casa mesmo.

Escolha uma modalidade que você goste!

Você também pode escolher praticar musculação, pilates, natação, yoga, vôlei e etc. Opções e modalidades é o que não falta, né?

Mas o prazer em realizar cada uma delas varia muito de pessoa para pessoa. Portanto, fique de olho na que você mais gostaria de praticar e busque um exercício que você se identifique!

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio