Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

Os benefícios das frutas para as pessoas são vários: fonte de vitaminas e nutrientes, tornam-se uma opção saudável de lanche. Mas será que os pets podem comer esses alimentos? Embora as frutas sejam uma ótima alternativa de complementação alimentar, é preciso ter atenção na oferta aos pets, pois algumas podem fazer causar vômitos, diarreia e até mesmo problemas renais.

Segundo o médico veterinário Odilon Soares, as rações disponíveis no mercado costumam satisfazer as necessidades nutricionais dos animais de estimação, não sendo necessário qualquer suplementação. “No entanto, quem optar por uma alimentação naturalista de cães e gatos pode incluir frutas nas dietas dos pets, pois são fontes de muitas fibras e vitaminas. Além de alimentar, fazem bem para a saúde dos animaizinhos”, pontua.

Segundo o especialista, as frutas são benéficas para todas as raças de cães e gatos, e em todas as idades. Em casos de animais diabéticos é prudente evitar frutas com muito açúcar. “Um cuidado importante a ser tomado é referente à quantidade: as frutas não devem ser oferecidas em grandes porções e não devem substituir a ração. Além disso, nem todas as frutas podem ser dadas aos pets”, sinaliza.

O profissional indica cinco opções de frutas que vão ajudar na alimentação do seu peludo. Confira:

Banana

Uma das frutas que cachorros podem comer e que está na lista de favoritas das crianças, é a banana, boa fonte de vitamina A e de vitaminas do complexo B, assim como de minerais importantes para o organismo do pet, como cálcio, ferro, magnésio e potássio. Por ser rica em frutose e em calorias, deve ser oferecida com muita moderação, a fim de evitar obesidade e diabetes.

Melancia

Assim como o melão, a melancia é muito rica em água, o que é ótimo para refrescar o pet em dias quentes. O aumento da ingestão hídrica também é bom para prevenir problemas no sistema renal. Não bastasse isso, a fruta também é rica em vitamina A. Nesse caso, sirva sem casca e sementes.

Maçã

A maçã, assim como a pera, pode ser oferecida para os cães, mas não devem nunca ingerir a semente dessas frutas. A semente da maçã e da pera produzem cianeto quando mastigadas ou maceradas e, por isso, são tóxicas. A maçã pode ser oferecida com ou sem casca, em pedaços ou raspada (como comumente fazemos com crianças pequenas). A maçã é, ainda, ótima para quadros de diarreia, pois possui pectina, substância com prebiótica, ou seja, que atua beneficamente na microbiota intestinal.

Manga

Uma verdadeira fonte de fibras! Nesses casos, não permita que tenham contato com o caroço e nem com a casca, pois é perigoso que os pets se engasguem.

Morango

Fonte de vitamina C, o morango é outra fruta que também deve ser oferecida com moderação.

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio