Acne felina: entenda os principais sintomas dessa doença de pele em gatos - FRONT SAÚDE

Acne felina: entenda os principais sintomas dessa doença de pele em gatos

A acne felina é um problema de saúde comum que acomete os felinos, no entanto, não é um assunto tão conhecido ou falado, fazendo com que os sinais que esses animais apresentam possam passar despercebidos pelos tutores. “É uma doença de pele muito similar com a acne do ser humano. Aparece, principalmente, por predisposição genética, mas tem algumas raças que podem ter essa predisposição. Além disso, eles podem ter uma alteração no ciclo do folículo piloso que pode demorar mais tempo para crescer o pelo ou pode haver alteração na glândula sebácea, produzindo excesso de sebo que fica preso na região do queixo e boca”, explica a médica veterinária Letícia De Podestà.

Sintomas

Segundo a especialista, o principal sintoma da acne felina são os comedos, que são pontinhos enegrecidos, que podem levar à alterações como um todo na pele e no folículo piloso, favorecendo o crescimento de bactérias e fungos na pele. “É uma alteração primária que facilita o desenvolvimento de outras doenças como uma piodermite, que são doenças bacterianas e também doenças de pele relacionadas a fungos, além de um supercrescimento de malassezia, que é um fungo”, destaca.

Causas

A veterinária esclarece que as principais causas da acne felina são:

Estresse, que pode levar à uma má higienização desse animal;

Locais sujos e que não são bem higienizados;

Alimentação imprópria, como a alimentação natural que pode ter mais gordura;

Sistema imunológico comprometido;

Falta da higiene bucal.

Quem é mais acometido?

Letícia lembra que a acne felina pode atingir os gatos de ambos os sexos. “Não tem uma predisposição sexual. Tanto o macho quanto fêmea podem ter acne felina. Raças de gatos persas podem desenvolver mais facilmente a doença”, comenta.

Formas de prevenção

Higienizar comedouros e bebedouros;

Fornecer água e alimentos limpos e frescos;

Evitar comedores de plástico que são mais porosos então retêm um pouco mais de gordura e saliva;

Evitar qualquer fator estressante para o animal como mudanças de casa, de ração;

Trocar o vasilhame de plástico por um de porcelana;

Evitar muitos gatos novos em casa;

Sempre higienizar o local onde o animal fica.

Tratamento

A especialista enfatiza que é necessário procurar um veterinário especializado em dermatologia para fazer exames específicos para saber se, de fato, é só uma acne felina ou se há alguma doença secundária e direcionar para o tratamento específico. “Se for somente a acne, deve ser feita a higienização do local, e, às vezes, usar alguma pomada específica. Quando há uma infecção bacteriana ou fúngica secundária, o veterinário passa o tratamento adequado para o parasita encontrado naquela região”, finaliza.