Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

As olheiras se formam em qualquer período durante a vida e podem ocorrer por causas multifatoriais. São hereditárias ou adquiridas, e podem surgir tanto em homens e mulheres quanto crianças. Geralmente, aparecem em qualquer tom de pele, sendo mais comum em pessoas morenas e negras por conta do acúmulo de melanina na região dos olhos.  

A dermatologista Juliana Martins explica que existem tipos de olheiras ocasionadas por diferentes causas:  

1.  Profundas: a sua causa é genética, de acordo com a estrutura óssea. 

2. Aumento da vascularização local: devido ao aumento da vascularização em pálpebras inferiores, os vasinhos podem ser vistos pela transparência que se dá na pele. 

3. Hiperpigmentação: depósito de pigmentos da pele, como a melanina e a hemossiderina. Esse tipo de olheira é a mais comum que existe. 

4. Podem ser acentuadas com o envelhecimento da pele, devido a bolsas de gordura e flacidez.  

De acordo com a especialista, é possível prevenir as olheiras com bons hábitos de vida como melhorar a qualidade do sono, usar cremes clareadores e anti-idade para estimular o colágeno.  

A médica enfatiza como amenizar com as olheiras por meio de uma rotina diária de cuidados recomendados por um especialista. “Uso de protetores solares diariamente e uma boa rotina de skincare prescrita pelo dermatologista contribuem para prevenção e melhora. Não acredite em fórmulas caseiras e milagrosas”, afirma.  

Por fim, Juliana destaca as principais formas de tratamento de acordo com cada tipo de olheira. “No caso das olheiras profundas, preenchimento com ácido hialurônico, ou seja, o gel de ácido hialurônico tem a função de preencher e reestabelecer a estrutura dessa região das pálpebras inferiores quando o paciente começa a perder a sustentação. No caso das olheiras vasculares e por depósito de melanina, os lasers e luz pulsada são a primeira opção de tratamento”, finaliza.  

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio