Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

O mau hálito ou halitose é um odor desagradável que se manifesta na respiração e na boca que, geralmente, é gerado pela cavidade oral. A halitose pode significar uma alteração fisiológica ou orgânica que requer tratamento e orientação. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 40% da população sofre com esse problema de saúde. 

A dentista Marcilene Ribeiro explica que as causas e origens devem ser investigadas por um especialista para iniciar o tratamento adequado. “O tratamento depende da causa e origem. Se for gerada pela cavidade oral, é necessário fazer a limpeza da língua, fazer uso do antisséptico bucal, fio dental e ir ao cirurgião dentista para verificar se tem cárie, tártaro ou lesões na mucosa”, afirma.  

De acordo com a especialista, existem também as causas de origem gástrica e esofágica como o refluxo, por exemplo, em que as pessoas precisam buscar outras especialidades como gastroenterologista e otorrinolaringologista para investigar a causa do mau hálito e ainda enfatiza como se prevenir dessa condição. “Para prevenir a halitose é importante a higiene oral antes de tudo. A cavidade bucal é porta de entrada. Não ficar muito tempo em jejum evita que o suco gástrico produza gases fétidos que são exalados na cavidade oral e nasal”, pontua.  

Marilene destaca que existem medidas capazes de amenizar os efeitos do mau hálito, além da importância de uma avaliação com um especialista. “O uso de antissépticos bucais em conjunto com o limpador de língua e fio dental ajudam a diminuir essa halitose. É importante sempre ressaltar q fazer checkup odontológico e médico é importante para o bem estar e saúde”, finaliza.  

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio

Anúncio

INSTITUCIONAL

O Front Saúde

Bem-vindo à Revista Digital Front Saúde! Aqui você encontra as melhores notícias na área da saúde.

E se você soubesse de algo que pudesse salvar a vida de alguém que você ama?