Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

A Secretaria de Saúde de Belém (Sesma), informou que a campanha de vacinação contra a covid-19 será encerrada hoje (12). De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), foram aplicadas 2.266.875 doses de vacinas contra a covid-19. Considerando a população total de Belém, que é de 1.506.420 pessoas, foram vacinados 75,4% com a primeira dose e 67,3% com as duas doses.

“Tivemos uma diminuição significativa no número de contaminação e hospitalizações. Estamos avançando. Isso não significa que vamos descuidar. A orientação da nossa equipe de saúde é de que as pessoas continuem usando máscara e álcool em gel e que mantenham distanciamento. Não vamos cometer o equívoco de outras cidades”, destacou o vice-prefeito de Belém, Edilson Moura.

Foram imunizadas 118.118 pessoas entre profissionais da saúde e idosos com a terceira dose, que significa um percentual de 40,9% do total de 288.459 pessoas que fizeram a segunda dose nestes grupos. De 8 a 12 de novembro, são esperados aproximadamente 100.000 idosos para serem vacinados com a terceira dose.

Até o momento, dados oficiais mostraram que 27,7% da população brasileira e 41,6% da população do Pará que foram vacinadas com a primeira dose ainda precisa retornar para a segunda dose. Em Belém, 10,8% da população vacinada com a primeira dose ainda não recebeu a segunda. “Nós conseguimos reduzir em 97% o número de notificações de casos e em 99% o número de óbitos de janeiro a outubro. A ocupação leitos que no início do mês de março era de 89,9% de leitos clínicos, nós conseguimos reduzir hoje para 8,2% e estamos há cerca de duas semanas com ocupação 0% dos leitos clínicos. Já os leitos de UTI nós recebemos, no mês de abril, com 82,6% de ocupação. Em outubro fechamos com 10,5%. E hoje estamos há cerca de 12 dias com 0% de ocupação de leitos de UTI. Nós conseguimos ter um grande avanço e um significativo controle da evolução da pandemia”, enfatizou o titular da Sesma, Maurício Bezerra.

Reta final – Belém segue vacinando até o dia 12 de novembro, quando vai encerrar a vacinação nos pontos abertos exclusivamente para a campanha de vacinação contra a Covid. E irá começar a vacinação em mais de 50 salas de vacina da Secretaria Municipal de Saúde de Belém. “Nós vamos deixar a estrutura que temos de salas de vacinação nas unidades básicas de saúde funcionando com as vacinas que nós temos hoje no dia a dia. Então, as pessoas vão poder se vacinar. Ainda temos um quantitativo significativo de pessoas que ainda não se vacinaram com a primeira dose. Nós temos que continuar chamando essas pessoas”, declarou o diretor de Vigilância à Saúde, Cláudio Salgado.

Fonte: Agência Belém

Foto: Agência Belém

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio