Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

A gengivite é uma inflamação na gengiva causada, muitas vezes, pela má higiene bucal, que leva ao acúmulo de placa bacteriana, mas também há outros fatores que podem contribuir para essa causa como, por exemplo, o tabagismo e a obesidade. De acordo com especialistas, caso a placa bacteriana não seja removida, pode irritar a gengiva e levar à uma inflamação.

Causas

A dentista Marcilene Ribeiro explica que a gengiva inflamada pode formar bolsas periodontais que vão continuar retendo placa bacteriana embaixo da linha da gengiva. “Essa complicação vai acabar irritando ainda mais o tecido. Se nada for feito para debelar esse processo, vai seguir adiante até destruir o osso e outros tecidos que dão suporte aos dentes. Além da placa bacteriana, outros fatores podem contribuir para esse problema ou aumentar a probabilidade de seu desenvolvimento. Estresse, má nutrição, uso de tabaco, obesidade e ter ultrapassado os 65 anos aumentam o risco. Se você tem uma doença que afeta o sistema inflamatório do seu corpo, ou se aperta os dentes uns contra os outros, você está correndo risco de desenvolver um caso mais severo”, afirma.

Os sintomas

Segundo a especialista, os sintomas incluem gengiva avermelhada, inchada e/ou dolorida, assim como quando há sangramento na gengiva ao escovar os dentes, por exemplo, ou passar o fio dental. Outros sintomas incluem mau hálito e tecido gengival que não adere ao dente e que pode estar sofrendo retração.

Tratamento

  • Manter higiene oral em dia;
  • Usar fio dental;
  • Dentifrícios (creme usado para higiene dental);
  • Coordenar escovação com movimentos corretos do uso da escova;
  • Enfim manter em dia a manutenção com o Cirurgião Dentista;
  • Acompanhar periodicamente a saúde bucal;
  • Prevenir sempre é a melhor opção.

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio

Anúncio

INSTITUCIONAL

O Front Saúde

Bem-vindo à Revista Digital Front Saúde! Aqui você encontra as melhores notícias na área da saúde.

E se você soubesse de algo que pudesse salvar a vida de alguém que você ama?