Fungo potencialmente letal ataca pacientes com covid na Índia - FRONT SAÚDE

Fungo potencialmente letal ataca pacientes com covid na Índia

Os médicos na Índia estão preocupados com um número crescente de infecções por fungos potencialmente letais que afetam as pessoas que têm covid-19 ou aquelas que se recuperaram recentemente da doença.

A condição, conhecida como mucormicose, tem uma alta taxa de mortalidade e estava presente na Índia antes da pandemia. É causada pelo fungo Rhizopus spp, que se desenvolve em ambientes úmidos e pode atacar por meio do trato respiratório, podendo erodir as estruturas faciais e prejudicar o cérebro.

Médicos e especialistas dizem que o fungo parece estar infectando alguns pacientes com covid cujo sistema imunológico enfraquecido e condições subjacentes, particularmente diabetes, os deixam vulneráveis.

Alguns especialistas atribuem as infecções fúngicas ao aumento do uso de esteroides para tratar pacientes hospitalizados. Outro fator pode ser que, com os hospitais sobrecarregados nesta segunda onda da pandemia, muitas famílias estão se automedicando e aplicando oxigenoterapia em casa sem a higiene adequada, dizem os especialistas.

A condição, conhecida como mucormicose, tem uma alta taxa de mortalidade e estava presente na Índia antes da pandemia. É causada pelo fungo Rhizopus spp, que se desenvolve em ambientes úmidos e pode atacar por meio do trato respiratório, podendo erodir as estruturas faciais e prejudicar o cérebro.Médicos e especialistas dizem que o fungo parece estar infectando alguns pacientes com covid cujo sistema imunológico enfraquecido e condições subjacentes, particularmente diabetes, os deixam vulneráveis.Alguns especialistas atribuem as infecções fúngicas ao aumento do uso de esteroides para tratar pacientes hospitalizados. Outro fator pode ser que, com os hospitais sobrecarregados nesta segunda onda da pandemia, muitas famílias estão se automedicando e aplicando oxigenoterapia em casa sem a higiene adequada, dizem os especialistas.