Falta de higiene bucal pode agravar sintomas da Covid, diz estudo - FRONT SAÚDE
Close-up of dentist examining a female patient with tools at dental clinic

Falta de higiene bucal pode agravar sintomas da Covid, diz estudo

Um estudo publicado pelo Journal of Clinical Periodontology revelou que as chances de desenvolver a forma grave da doença aumentam quando não se tem uma boa higiene bucal. Por todas essas características, ter uma boa higiene bucal é fundamental para o bem-estar completo do organismo. Acumular dejetos e impurezas nessa parte do corpo pode desencadear inúmeras doenças periodontais, como gengivite e periodontite.

Manter uma boa higiene bucal é um dos princípios básicos de saúde que todas as pessoas deveriam seguir. Afinal, essa região do corpo é responsável pelo primeiro contato com todos os alimentos que ingerimos. Sem falar que as mucosas presentes na boca também vivem em conexão direta com o mundo externo.

 “Qualquer doença que acomete a boca gera riscos para todo o organismo porque essas condições podem ter envolvimento de bactérias, fungos e até mesmo vírus”, conta a cirurgiã-dentista, Carolina Lage.

Para a especialista, o estudo realmente faz sentido e, por isso, é melhor manter todos os cuidados com a higiene bucal em dia. “Pessoas com doenças periodontais, caso contaminadas pela Covid-19, correm um risco de três à quatro vezes maior de desenvolver casos graves. Importante ressaltar que a doença periodontal não causa Covid-19, mas pode agravar o quadro se a pessoa for infectada pelo vírus”, completa a dentista.

Fonte: Metrópoles