Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

Que os animais são boas e agradáveis companhias para as pessoas não é nenhuma novidade. Mas além disso, os bichos de estimação podem proporcionar benefícios a saúde dos tutores sejam elas crianças, adultos e idosos.

A médica veterinária Victória Alves explica sobre a relação afetiva criada entre os animais e seus donos. “Ter um animal de estimação é ter um membro na família. São seres que estimulam nossas emoções e nos fazem sentir bem e felizes. São capazes de nos consolar, transmitir amor e alegria. Eles se adaptam e criam vínculo com a família com muita facilidade”, comenta.

De acordo com a especialista, os animais de estimação podem trazer diversos benefícios para a saúde, inclusive, para quem tem algum tipo de transtorno mental. “São muitos os benefícios que os animais podem trazer aos seres humanos, principalmente para crianças, idosos e pessoas que sofrem de depressão e ansiedade. Para muitos, é a melhor terapia do mundo. Pesquisas relatam que ter animais de estimação é benéfico para nossa saúde mental, reduz o estresse, momentos de ansiedade e depressão. Favorecem também o controle da pressão sanguínea, da frequência cardíaca e da capacidade motora. E ainda são capazes de fazer os seres humanos a liberarem hormônios responsáveis pelo humor. Além disso, a convivência de pets com crianças ajudam no seu desenvolvimento imunológico, fazendo com que fiquem mais resistentes à alergias”, afirma.

Segundo a veterinária, o cuidado diário que os tutores tem com os seus animais também tem suas vantagens. “A presença de um animal faz seu tutor criar responsabilidades já que será necessária ter uma rotina diária de alimentação, cuidados, higiene, levar para fazer seus exercícios. A estimulação criada pela rotina de levar para passear faz com que a vida social seja mais prazerosa, pontua.

Para que os benefícios sejam mútuos, os bichos de estimação precisam ser bem tratados e receber muita atenção. “Para eles, é muito importante também receber amor e carinho, isso muda tudo no seu dia a dia, entretanto, animais precisam de cuidados desde higiene até a sua saúde. O tutor que se dedica a cuidar do seu pet, mantendo em dia as visitas ao veterinário, fará com que ele viva mais feliz e saudável”, enfatiza a médica veterinária.

Assim como as pessoas, os bichos de estimação também pode ter problemas de saúde mental, por isso o cuidado é tão importante. “Animais também podem sofrer de depressão e ansiedade, por isso, a presença de tutor na sua rotina é de extrema importância. Eles precisam de companhias, brincadeiras e exercícios para uma vida mental e física mais saudável”, detalha.

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio

Anúncio

INSTITUCIONAL

O Front Saúde

Bem-vindo à Revista Digital Front Saúde! Aqui você encontra as melhores notícias na área da saúde.

E se você soubesse de algo que pudesse salvar a vida de alguém que você ama?