Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

Comer chocolate é considerado um prazer que proporciona uma grande sensação de felicidade. É possível considerar que poucas pessoas não gostem de comer o famoso “marronzinho”, também presente em muitas receitas, e preferencialmente desfrutado após as refeições.

O consumo de chocolate pode aumentar durante a chegada da Páscoa, este ano, celebrada no último domingo (17). No entanto, o excesso de chocolate pode ocasionar problemas, sobre tudo na saúde bucal.

A odontopediatra e ortodontista Flávia de Azevedo Corrêa explicou que os açúcares contidos no alimento causam a desmineralização no esmalte do dente deixando-o sem brilho e, posteriormente, evoluindo para um tratamento de canal ou até extração do dente.

Segundo a especialista, para manter a arcada dentária em ótimo estado, é necessário seguir algumas dicas relacionadas aos cuidados com o consumo do chocolate.

NÃO EXAGERE NA HORA DE COMER

Cuidado ao comer demais! Flávia afirma que o exagero pode levar ao aparecimento de cáries nos dentes. “Em virtude da quantidade enorme de açúcar presente no chocolate, a frequência da ingestão pode fazer você perder um dente”, esclareceu.

COMO LIMPAR CORRETAMENTE

Depois de comer, a especialista conta que, primeiramente, é importante fazer uma boa escovação e usar o fio dental. “Além disso, o mais indicado é suspender o uso de alimentos açucarados por algumas horas para que a saliva possa voltar ao seu ph mais básico. Caso a limpeza não seja feita adequadamente, cresce o risco de contrair doenças da gengiva e mau hálito”, reiterou.

ESCOLHA O CHOCOLATE CERTO

A ortodentista finaliza enfatizando que umas das opções é decidir pelo chocolate meio amargo, devido menor teor de açúcar e trazer menos prejuízos comparados as demais variedades, além de orientar sobre a quantidade e melhores horários para o consumo. “Coma depois de uma refeição, no momento da sobremesa, evite beliscar o chocolate toda hora. Deixe de lado também, o chocolate branco. Ele é apenas açúcar com gordura”, conclui.

*Texto Saul Anjos

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio