Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

O cultivo de plantas e amplo contato com a natureza pode ser terapêutico e trazer benefícios para a saúde mental. Um levantamento feita no Reino unido revelou que estar cercado de verde tem efeito positivo para a saúde e na produtividade de uma pessoa.

Segundo o estudo, 40% dos entrevistados consideram um ambiente de trabalho perfeito aquele que inclui várias plantas, e 32% acreditam que a cor delas também influenciam na concentração no trabalho. Mais da metade das pessoas se sente mais produtiva cercada de verde, e 60% delas se sentem mais felizes neste tipo de local.

O cultivo dentro de casa se tornou um costume entre as pessoas durante o isolamento social. A psicóloga e especialista em saúde mental Daniele Almeida, a prática funcional como um processo terapêutico. “O cultivo de plantas em casa e até hortas fazendo foi possível observar esse processo terapêutico. Outra também que é uma prática oriental que muitas pessoas também já aderiram que é o bonsai, quando você trabalha muito a ansiedade, porque são plantas pequenas e aí necessita de um cuidado maior, de um corte mais detalhado. Outras pessoas também trabalham hoje saindo um pouquinho mais de casa nós conseguimos encontrar também essa calmaria nos locais mais arborizado praças, alguns parques”, afirmou.

Ao ar livre

De acordo com a psicóloga, os espaços abertos na cidade como parques ou praças também são locais que trazem benefícios para a saúde mental. “Aquele local arborizado, contato com a natureza acabam dando essa calmaria, a tranquilidade que as pessoas acabam buscando numa tentativa de fugir do dia a dia de estresse absurdo”, explicou.

Além das áreas verdes, o contato com a água também traz o alívio mental. “Destaco também alguns locais como nos parques, você tem também as águas. Essa questão da natureza que algumas pessoas dizem assim,  ‘vou tomar um banho de natureza para poder ficar tranquilo’,  e aí realmente passa essa tranquilidade que o organismo consegue absorver. O barulho da água, o cantar de um passarinho, o aroma da terra  em conjunto com as plantas conseguem encontrar esse equilíbrio emocional e melhorar a saúde mental”, concluiu Daniele.

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio