Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

Afetando a fluência e a comunicação, principalmente de crianças, a gagueira é um distúrbio da fala que tem como característica a dificuldade em finalizar o som de uma palavra e começar uma próxima palavra logo em seguida, muitas vezes repetindo a mesma sílaba. Nesta terça-feira (23), marcada pelo Dia Internacional de Atenção à Gagueira, especialistas trazem informações sobre o assunto e promovem a conscientização sobre o transtorno.

A gagueira é um transtorno que tem como principais manifestações descontinuidade no fluxo de fala. A fonoaudióloga e especialista em linguagem Isabel Ventura explica se caracteriza por repetições sons, sílabas, palavras, frases, prolongamentos de som, interjeições e revisões. “E que podem ser acompanhadas por tensão física, reações negativas, comportamentos secundários e evitação de sons, palavras ou situações de fala”, detalhou.

A gagueira é maior na fase da infância e reduz em adultos, segundo a especialista. “Tem maior predominância no sexo masculino, sendo que o sexo feminino apresenta maior possibilidade de recuperação da gagueira. A intervenção fonoaudiológica varia de acordo com a idade do indivíduo gago e o grau de risco apresentado. Nos casos infantis é necessário realizar um diagnóstico  visando identificar o risco apresentado por esta criança para desenvolver uma gagueira crônica”, explicou.

Tratamento fonoaudiológico

O trabalho desenvolvido pelo fonoaudiólogo baseia-se na conscientização através de atividades sobre o funcionamento da fala e da comunicação, percepção corporal, como explica Isabel. “A dessensibilização referem-se as atividades que ajudam a reduzir as emoções negativas ligadas à gagueira. Nas habilidades de comunicação são atividades que ajudam a desenvolver ou manter o contato visual, tempo de resposta, pausas durante a fala e trocas de turno, promovendo autoconfiança e segurança ao se comunicar”, concluiu.

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio