Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

A palavra já diz tudo: alimento dos Deuses. Esse é o significado de “chocolate”, alimento que surgiu nas civilizações originarias da América Latina, antes do século XV. Mas foi na Europa que ele ganhou evidencia e conquistou o mundo. E essa preferência unanime não é à toa. O doce feito do cacau libera a serotonina e a endorfina, substancias que promovem o bem estar e deixam as pessoas bem-humoradas.

Não se sabe ao certo sobre a origem do Dia Mundial do Chocolate, celebrado em 7 de julho, mas acredita-se que marque a introdução do alimento na Europa. O Brasil tem uma produção significativa de cacau e o Pará tem muito o que comemorar nesse dia. Além de ser o maior produtor de cacau do país (superando a Bahia), o fruto produzido na região possui alta qualidade, o que coloca o chocolate nacional em igual patamar de comparação com outros países mundialmente famosos por esse tipo de exportação.

A cadeia produtiva do cacau no Pará significa emprego e renda para quase 26 mil produtores, 90% deles oriundos da agricultura familiar. A região do Xingu concentra 82% desse total. Só o município de Medicilândia produziu mais de 44 mil toneladas de amêndoas, correspondente a 34,7% de toda a cultura em 2020.  Todo o processo de produção do cacau gera em torno de 64 mil empregos diretos e outros 255 mil indiretos, movimentando cerca de R$ 1,1 bilhão. Tudo isso está à disposição do consumidor paraense e é importante que se conheça as marcas de produzidas do estado, principalmente em Medicilândia, Baixo Tocantins e região das Ilhas.”, destaca Luciana Centeno, professora de gastronomia e coordenadora de mercado da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).  

Apesar de ser conhecido como “o vilão das dietas”, quando consumido em pequenas quantidades e de forma correta, o chocolate traz uma série de benefícios para a saúde, principalmente se tiver um teor alto de cacau em sua composição. Segundo Luciana Centeno, além do alto poder energético, o chocolate possui antioxidantes e traz vários benefícios para a saúde. “Sem dúvida o chocolate melhora a saúde cardíaca, favorece o colesterol bom e trazer energia para o organismo. O chocolate também é rico em teobromina, um estimulante que age diretamente no bem estar, além de estimular a produção da serotonina. “, detalha a especialista.

Conheça alguns benefícios do chocolate

Contribui para a redução do estresse

A vida tem muitos momentos estressantes e desafiadores, sendo importante buscar maneiras de aliviar esses sentimentos. O consumo do chocolate é uma forma de combater o estresse, pois a iguaria é rica em substâncias que aumentam a sensação de bem-estar, deixando a pessoa mais leve e reduzindo os níveis de irritabilidade.

Melhora o humor

Um dos grandes benefícios que o chocolate traz é contribuir para a melhora do humor. Isso acontece por meio da liberação de serotonina no organismo, que é o hormônio responsável pelo nosso bem-estar. Sem contar que o produto também é rico em magnésio, portanto ajuda a combater quadros de depressão, insônia e ansiedade.

Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares

Consumir chocolates de qualidade, principalmente os amargos, melhora o fluxo sanguíneo e evita a coagulação do sangue. Com várias propriedades antioxidantes, esse produto mantém as veias limpas, melhorando a irrigação sanguínea no corpo.

Atua como anti-inflamatório

O cacau presente nos chocolates é rico em uma substância capaz de agir diretamente contra os radicais livres: os flavonoides. Eles têm funções antioxidante e anti-inflamatória, podendo prevenir doenças bastante comuns, como diabetes e Alzheimer.

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio

Anúncio

INSTITUCIONAL

O Front Saúde

Bem-vindo à Revista Digital Front Saúde! Aqui você encontra as melhores notícias na área da saúde.

E se você soubesse de algo que pudesse salvar a vida de alguém que você ama?