Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

Alguns alimentos ricos em propriedades anti-inflamatórias podem ajudar a manter a saúde em dia. Eles são responsáveis por reduzir a produção de substâncias que causam a inflamações no organismo. O consumo desses alimentos pode prevenir e combater doenças, além de atuar no fortalecimento do sistema imunológico. 

A nutricionista Larissa Ramos destaca quais são os principais alimentos com ação anti-inflamatória que atuam na prevenção de algumas doenças. “São exemplos de alimentos anti-inflamatórios: frutas vermelhas, folhas verdes, vegetais, leguminosas, amêndoas, nozes, castanhas, salmão, atum, grãos, linhaça, chia, gergelim, quinoa e abacate. Os alimentos com poder anti-inflamatório ajudam a combater e prevenir processos inflamatórios no organismo, impedindo o surgimento de vários tipos de doenças como diabetes, artrite, obesidade, Alzheimer e até mesmo câncer. Quando a doença já existe, podem evitar que o problema se agrave. Também ajudam a aumentar as defesas do corpo, facilitam os processos de cicatrização e diminuem a formação de radicais livres, retardando o processo de envelhecimento”, afirma.  

A alimentação anti-inflamatória alivia e previne o cansaço excessivo, dores de cabeça, inchaço e dores nas articulações e músculos. Além disso, aumenta a imunidade, evitando gripes e resfriados e ajuda no controle do peso. Também auxilia na redução do colesterol LDL (colesterol ruim) e no aumento do colesterol HDL (colesterol bom), destaca a especialista.  

Larissa ressalta como é possível incluir esses alimentos na rotina. “Para colocar a dieta em prática, é preciso ter planejamento”. Além disso, a nutricionista reforça que há a necessidade de saber o que você precisa ingerir, quais os motivos da escolha dos alimentos e como essa dieta funciona e contribui para o corpo. “A dieta anti-inflamatória, funciona da mesma maneira. Ela deve ser balanceada, rica em alimentos frescos e variados, para que assim, ela seja eficaz e prazerosa. Buscar sempre montar pratos coloridos, ricos em nutrientes e com alimentos naturais é a melhor dica”, pontua.  

Uma alimentação rica em alimentos anti-inflamatórios é capaz de prevenir doenças como diabetes, artrite doenças do coração, obesidade, Alzheimer e câncer, elenca Larissa.  

Por fim, a nutricionista conta sobre a importância do acompanhamento nutricional antes de ingerir esses alimentos. “Como toda dieta, é importante que ela seja pensada e calculada individualmente por um nutricionista, para que seus reais benefícios possam ser observados e eventuais prejuízos à saúde possam ocorrer. Porém, salvo casos raros de alergia, não existem contraindicações, já que se tratam apenas de alimentos anti-inflamatórios naturais”, conclui.  

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio