Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

Hoje é Dia de Halloween! O Dia das Bruxas é celebrado neste dia 31 de outubro, marcado por um momento de muita diversão para toda a família. Fazer com que a data seja animada requer criatividade, uma ótima chance para inovar nas gostosuras sem deixar de mante a alimentação saudável e divertida.

Os doces fazem parte do cardápio da festa, mas a nutricionista Flávia Lopes explica que é possível substituir o consumo de açúcar com receitas alternativas. “Tudo vai depender da idade da criança. Crianças acima de 2 anos de idade podem consumir doces, mas com bastante moderação, como o Halloween é um período específico, nos preocupamos menos pois não vai fazer parte do hábito alimentar sempre, contamos com o bom senso dos responsáveis. Já para crianças menores de 2 anos o consumo de açúcar e alimentos açucarados não é recomendado. Então o ideal é não oferecer, mas os pais podem também oferecer receitas alternativas que não contenham açúcar na composição”, afirmou.

Convencer a criança a priorizar frutas ao invés de doces industrializados é um processo, segundo a nutricionista. “A criança que desde a introdução alimentar já tem o hábito de comer frutas e não comer alimentos industrializados não precisará ser convencida. Para crianças maiores que já entendem de forma melhor, conversar de forma clara explicando sobre os malefícios pode funcionar mais do que apenas dizer não”, revelou.

Criatividade no prato

A decoração do prato faz toda a diferença no processo de introdução alimentar saudável. “Comer envolve todos os sentidos e o visual não está de fora, até mesmo nós adultos selecionamos a comida pela aparência. Então para a criança o colorido e o lúdico chama muito sua atenção”, disse a nutricionista.

Evitar a monotonia, variar sempre na forma de apresentar o alimento são alguns dos passos para ser criativo. “Usar cortes diferentes, texturas diferentes, não apresentar sempre os mesmos alimentos. Fazer desenhos com o alimento no prato que lembrem algum animal ou objeto é uma estratégia bem legal e na internet você consegue achar inspirações para reproduzir”, concluiu Flávia.

Confira uma receita divertida e saudável para o Halloween

Receita Fantasminha de Banana

Ingredientes:

– Bananas

– Palitos de Picolé

– Chocolate meio amargo em barro

– Iogurte Natural

Modo de fazer:

Corte uma das pontas das bananas, espete no palito e leve ao congelador por alguns minutos. Após esse processo, retire as bananas e mergulhe no iogurte natural até que toda a banana esteja coberta, leve novamente ao congelador e deixe por uma ou duas horas. Depois que o iogurte estiver bem durinho, derreta do chocolate meio amargo e com a ajuda de um palito faça os olhinhos do fantasma e coloque novamente no congelador para secar os olhinhos. A quantidade dos ingredientes vai depender de quantos palitos você desejar fazer. Receita recomendada para crianças a partir de um ano de idade.

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio