Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

O câncer de boca, também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral, é um tumor que atinge a estrutura bucal, o que inclui gengivas, bochechas, palato (céu da boca) e a língua. A prevenção é um fator principal para cura da doença, representando 95% de chance. Como em estágio inicial o câncer de boca é silencioso e a consulta com o dentista a cada seis meses é ideal para avaliação e prevenção da doença.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que o câncer bucal é mais comum em homens com idade acima dos 40 anos. A estimativa é de 15.190 novos casos no país, sendo 11.180 em homens e 4.010 em mulheres.

De acordo com a oncologista Amanda Gomes, o principal sintoma do câncer de boca é um ferimento que não cicatriza. “Geralmente as lesões na boca demoram entre três a quatro dias para fechar. Outra característica do câncer de boca é um sangramento e que também podem aparecer linfonodos na região do pescoço e na região do queixo”, afirmou.

Dra. Amanda Gomes. Créditos: Leg Fotografia

A principal forma de se prevenir do câncer de boca é manter a higiene bucal, conforme orienta a médica. “Escovar os dentes, a língua, passar o fio dental e procurar o dentista regularmente já ajudam muito no processo de prevenção. Outra forma é não fumar e não beber. O tabagismo e etilismo estão relacionados à câncer”, recomendou.

O acompanhamento de um dentista é essencial para o diagnóstico precoce. “Vai depender do paciente fazer um acompanhamento. Muitas vezes o dente faz o dentista identificando uma lesão suspeita e faz a biópsia,  é feita a retirada de um pedaço da boca e é feita uma análise médica para identificar se é maligno ou benigno”, afirmou a médica.

O  tratamento vai depender do avanço da doença, segundo a oncologista.  “Se o câncer está em estágio inicial e foi superficial a gente consegue resolver com cirurgia, mas quando está muito profundo pode deixar aquele paciente com uma sequela grave. O tratamento desses pacientes é feito com radioterapia”, concluiu.

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio