Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

A prática de atividade física é fundamental para manter a saúde. Além de ser essencial em qualquer idade, para crianças e adolescentes, esse estímulo é importante para aumentar a força e a resistência, que são importantes na fase de desenvolvimento, assim como também contribuem para outros benefícios como a redução da ansiedade e o estresse.

Camila Neiva, que é especialista em educação física escolar e educação especial, revela qual a importância da atividade física para crianças e adolescentes. “A prática de atividade física para crianças e adolescentes é importante, pois, contribui no desenvolvimento das capacidades físicas, como a flexibilidade, a resistência, a força, a agilidade e a velocidade que são componentes físicos que vão nos auxiliar na realização de movimentos ao longo da vida”, pontua.

Segundo a especialista, a atividade física está diretamente ligada a três aspectos que formam o ser humano: o cognitivo, o motor e o afetivo. A atividade física vai contribuir com o aspecto cognitivo, por meio do raciocínio lógico, o afetivo, com as relações entre colegas e o motor, na realização dos movimentos, que torna o desenvolvimento completo. 

Com essa prática, crianças e adolescentes podem desenvolver aspectos benéficos para a saúde. “A atividade física auxilia em uma boa qualidade de vida, na relação com o outro, no desenvolvimento corporal e físico, no respeito pelo seu corpo e limites. Benefícios que constroem nas crianças e adolescentes a compreensão da importância da atividade física para a vida e a diminuição de uma população sedentária”, assegura a professora.

De acordo com Camila, praticar a atividade física no período da infância e adolescência pode atuar no desempenho psicológico. “A vida se tornou menos ativa e mais tecnológica. A maioria das crianças e adolescentes vivem no meio virtual, apresentando crises de ansiedade, falta de controle respiratório, diversos fatores que atrapalham o desenvolvimento. A prática de atividade física libera hormônios que ajudam no controle corporal e auxiliam no controle do estresse, resultante dessa vida corrida a qual esses indivíduos são colocados. Por isso não devemos pensar na prática de atividade física apenas como exercício, mas como importante ferramenta de desenvolvimento humano”, pontua.

Por fim, a professora destaca como os pais devem iniciar essa rotina com os filhos, ressaltando o valor de incentivar experiências de lazer. “Inicialmente, é necessário quebrar o conceito de obrigação em desenvolver a atividade. É importante apresentar as crianças a jogos e brincadeiras, em forma de lazer, para que elas possam experimentar, e a partir disso, se identificar com alguma atividade ou esporte. É através de brincadeiras que a criança constrói sentimentos positivos sobre a prática de atividade, podendo assim, compreender a importância de determinada atividade para sua vida e para o seu desenvolvimento. Então, passear de bicicleta, brincar em uma praça ou na piscina, participar de jogos na escola. Incentivar essas experiências são essenciais”, conclui.

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio

Anúncio

INSTITUCIONAL

O Front Saúde

Bem-vindo à Revista Digital Front Saúde! Aqui você encontra as melhores notícias na área da saúde.

E se você soubesse de algo que pudesse salvar a vida de alguém que você ama?