Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

O ator Tom Holland, conhecido por interpretar o personagem fictício do Homem-Aranha, anunciou que vai se afastar das redes sociais para cuidar da sua saúde mental. O ator revelou estar se sentindo sufocado com os conteúdos que tem lido sobre ele na internet.

“Eu acho o Instagram e o Twitter sufocantes; eu me pego lendo coisas sobre mim na internet, e recentemente isso tem feito muito mal para minha saúde mental, então decidi dar um passo para trás e deletar os aplicativos”, comentou Tom, em um vídeo.

A psicóloga Roberta Rios explica que não somente as redes sociais em si, mas o uso excessivo, e a forma errada de utilizá-las podem trazer prejuízos para a saúde mental, principalmente, em casos que a pessoa está emocionalmente abalada ou se compara com outras. “Talvez não seja a rede social em si, mas o excesso, o mau uso, a comparação. Aquela pessoa que já está com uma fragilidade emocional, com baixa autoestima, vai olhar para aquilo que ela está vendo ali nas redes sociais e começa a ser um parâmetro de vida. E uma coisa que eu sempre digo e que precisa ficar claro é que, as redes sociais são um perfil, é uma parte da vida das pessoas, é uma parte profissional, e claro que a vida tem muito mais do que isso, há vida real, então se a pessoa começa a comparar a sua vida real, os seus bastidores com aquela vitrine que é a rede social, isso vai ficando sofredor”, pontua.

Segundo a psicóloga, quando se trata da comparação de vida real com a vida nas redes sociais, as pessoas podem desencadear alguns problemas. “Nesse casos, a gente pode ter prejuízos graves, ter uma ansiedade, um transtorno de ansiedade de forma intensa e séria. Talvez, precise de um tratamento medicamentoso, uma depressão, enfim, a gente pode potencializar aquilo que antes era só sintoma e isso começar a vir de forma mais intensa e impactar a vida da pessoa de forma que ela precise de uma ajuda profissional, ou precise se abster desse contato com as redes sociais para dar conta de gerenciar sua própria vida de forma mais saudável”, destaca.

Roberta ressalta que é preciso dar uma pausa das redes sociais para encarar a realidade, além de detalhar sobre quando realmente é importante perceber o uso excessivo para evitar o adoecimento mental. “Em alguns casos, sim, é importante fazer essa pausa do uso das redes sociais pra vivenciar o mundo real. Em que momentos essa pausa é necessária?Quando esse consumo está excessivo e está sendo de forma prejudicial. Começa a ser disfuncional a utilização, né? Começa a trazer angústia, ansiedade, começa a trazer sentimentos muito prejudiciais pra vida e para o desenvolvimento da pessoa, então é importante fazer essa pausa”, enfatiza.

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio

Anúncio

INSTITUCIONAL

O Front Saúde

Bem-vindo à Revista Digital Front Saúde! Aqui você encontra as melhores notícias na área da saúde.

E se você soubesse de algo que pudesse salvar a vida de alguém que você ama?