Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

O câncer, doenças respiratórias, doenças cerebrovasculares, doenças coronarianas e entre outras, são algumas das principais doenças causadas pelo tabagismo, considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo todo. O Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado em 29 de agosto.  

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, o tabaco mata 162 mil pessoas por ano e custa R$ 125 bilhões aos cofres públicos com gastos diretos e indiretos por doenças consequentes ao fumo.  

Em comparativo entre os anos de 2019 e 2020, dados do Programa Nacional de Controle de Tabagismo (PNCT) apontou uma redução de 66% no número de pessoas fumantes que realizam tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a Pneumologista Virginia Ohana, a pandemia contribuiu para o aumento do número de fumantes. “O sentimento de isolamento, tristeza, depressão, ansiedade, medo, pior qualidade de sono e perda de rendimentos foram algumas das justificativas para o acréscimo na quantidade de cigarros consumidos”, destaca.  

O tabagismo é considerado uma doença crônica e é responsável por diversos tipos de cânceres, além de ser fator de risco para outras doenças como explica a especialista. “Câncer de boca, laringe, língua, pulmão, rim, bexiga, de mama, além do risco aumentado para infarto e Acidente Avascular Cerebral (AVC)”, afirma.  

A pneumologista fala sobre algumas dicas importantes para quem deseja parar de fumar. “É necessário querer parar de fumar e procurar ajuda. Também é importante comunicar para as pessoas do seu convívio da sua decisão. Eliminar tudo que esteja estar relacionado ao tabagismo, por exemplo, ir retirando aos poucos o café, ler um jornal, beber água gelada, mascar chiclete e não se dar opção”, conclui.  

O Sistema Único de Saúde oferece um tratamento gratuito para o tabagismo. É necessário procurar uma Unidade de Saúde.   

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio