Estado brasileiro emite alerta para sarampo após Bolívia declarar emergência - FRONT SAÚDE

Estado brasileiro emite alerta para sarampo após Bolívia declarar emergência

Imagem: Freepik

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) de Cuiabá emitiu um alerta, nesta semana, para reforçar medidas de prevenção para conter a disseminação do sarampo no município, após o aumento de casos na Bolívia. Até o momento, não há casos confirmados da doença em Cuiabá.

Em caso de suspeita da doença, a prefeitura do município de Mato Grosso orienta notificar a Vigilância Epidemiológica em até 24 horas, além de isolamento.

A movimentação de pessoas na fronteira entre a Bolívia e o estado de Mato Grosso tem sido motivo de alerta devido à possível propagação de doenças infecciosas. Na última terça-feira (24), a Bolívia declarou Emergência Sanitária Nacional, devido ao aumento de casos de sarampo. Até 25 de junho, foram confirmados 63 casos da doença, segundo o CIEVS.

Medidas de prevenção

Vacine-se com a Tríplice Viral ou Tetra Viral, disponíveis nas unidades de saúde, para as pessoas entre 12 meses e 59 anos. Se você tem até 29 anos deve tomar duas doses; de 30 a 59 anos, uma dose, se ainda não se imunizou contra o vírus .

Lave bem as mãos com água e sabão: antes e depois de tocar olhos, boca e nariz; depois de tossir, espirrar, usar o banheiro ou cumprimentar alguém; antes das refeições; e sempre ao chegar em casa, no trabalho ou em locais com outras pessoas.

Lave as mãos com água e sabão antes e depois de tocar olhos, boca e nariz; depois de tossir, espirrar, usar o banheiro ou cumprimentar alguém; antes das refeições; e sempre ao chegar em casa, no trabalho ou em locais com outras pessoas.

Caso apresente sinais e sintomas da doença, procure assistência médica imediatamente, relate o trajeto da viagem e evite contato com outras pessoas.

Principais sinais e sintomas:

  • Febre;
  • Tosse seca;
  • Dor de garganta;
  • Dificuldade para respirar;
  • Irritação nos olhos (conjuntivite;
  • Manchas vermelhas na pele;
  • Coriza

Fonte: G1