Superbactéria mata estudante de biomedicina; acne foi porta de entrada, segundo a família - FRONT SAÚDE

Superbactéria mata estudante de biomedicina; acne foi porta de entrada, segundo a família

A estudante de biomedicina, Dâmylle Beatriz da Graça, 18 anos, morreu na última segunda-feira (12), em Blumenau, Santa Catarina, devido a complicações causadas por uma superbactéria. A mãe da jovem, Daniela Veiga, comunicou por meio das redes sociais que a porta de entrada para a superbactéria foi uma acne que a estudante tinha no rosto.

“A minha filha @‌damybeatriz foi atingida por uma bactéria extremamente agressiva e de difícil reversão (Staphylococcus aureus MRSA). O ponto de entrada da bactéria foi uma acne que ela tinha no rosto. Essa bactéria gerou uma infecção generalizada e ocasionou falência múltipla dos órgãos”, contou.

Em entrevista ao G1, a infectologista Sabrina Sabino, explicou que a superbactéria costuma ser encontrada na pele e pode se agravar quando ocorre algum tipo de ferimento.

“Ela entra em nossa circulação e faz com que a gente desenvolva uma síndrome chamada sepse, que faz diversas alterações inflamatórias no nosso corpo podendo ser extremamente grave”, disse a médica.
Apesar de potencialmente grave, a bactéria coloniza grande parte da população sem causar reações, esclareceu a especialista.

“A gente tem que alertar a população que a grande maioria da população possui ela em nosso corpo, mas ela não vai fazer absolutamente nada se você tiver um bom mecanismo imunológico ou uma boa barreira da pele”, afirmou.

O hospital em que Dâmylle estava internada se manifestou por meio de nota e lamentou a morte dela. “Nós, do Hospital Santa Isabel, confirmamos que a causa do óbito da jovem Damilly Beatriz foi por conta do agravamento do quadro de saúde devido à bactéria MRSA (Staphylococcus aureus resistente à meticilina). Esta bactéria pode ser encontrada em ambiente não-hospitalar e sua porta de entrada no organismo pode ser através de qualquer lesão de pele. Lamentamos o óbito da paciente”.

A infecção causada pela bactéria Staphylococcus aureus foi a mesma que matou um dos netos do presidente Lula, Arthur Lula da Silva, 7 anos, em 2019.

*Com informações do G1

Foto:

LEGENDA 16/06/23 – 12H

A estudante de biomedicina, Dâmylle Beatriz da Graça, 18 anos, morreu na última segunda-feira (12), em Blumenau, Santa Catarina, devido a complicações causadas pela superbactéria Staphylococcus aureus.

Segundo a mãe da jovem, a porta de entrada para a superbactéria foi uma acne que a estudante tinha no rosto.

A infecção causada pela bactéria Staphylococcus aureus foi a mesma que matou um dos netos do presidente Lula, Arthur Lula da Silva, em 2019.

Leia a matéria completa clicando no link na bio ou nos stories.

Foto: Divulgação/redes sociais