Um dos pilares para manter a saúde do corpo equilibrada está associada à uma dieta saudável, e alguns alimentos são capazes de proporcionar ainda mais benefícios. Você com certeza já deve ter ouvido falar nos “superalimentos”, considerados alimentos ricos em vitaminas e nutrientes que passam a contribuir ainda mais para a qualidade de vida. Alguns desses superalimentos são incluídos em dietas por especialistas.
A nutricionista Larisssa Ramos explica o que são e quais as funções dos superalimentos. “Os superalimentos são aqueles que superam a função normal de um alimento, que é a de nutrir, porém, são alimentos com maiores quantidades de compostos bioativos que os tornam extremamente benéficos à saúde e proporcionam uma melhor qualidade de vida”, destaca.
De acordo Larissa, há diferentes tipos de superalimentos, mas o que todos têm em comum são diversas vitaminas, minerais e compostos bioativos em quantidades suficientes para proporcionar benefícios extras.
Exemplos de Superalimentos
- Chia;
- Linhaça;
- Cúrcuma;
- Cacau;
- Quinoa;
- Amêndoas;
- Mirtilo;
- Amora;
- Açaí;
- Lentilha;
- Spirulina;
- Castanha do Pará.
Segundo a especialista, esses alimentos são capazes de proporcionar benefícios como a prevenção de problemas de saúde, auxílio no tratamento de algumas doenças, combate ao envelhecimento precoce e melhora no sistema imunológico.
A nutricionista finaliza destacando a necessidade do consumo desses superalimentos alinhados à outros. “É importante destacar que os superalimentos por si só não previnem complicações ou curam doenças, pois não trabalham sozinhos. Portanto, manter a qualidade alimentar, além de outros cuidados, é muito importante! Eles devem fazer parte de uma alimentação equilibrada e de hábitos saudáveis para então exercer todos os seus poderes”, conclui.
Deixe uma resposta