Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, mostrou que 62% dos brasileiros só procuram um serviço de saúde quando os sintomas estão insuportáveis. Os dados trazem um alerta sobre a importância da prevenção quando se fala na saúde do homem. No mês da campanha Novembro Azul, especialistas reforçam o diagnóstico precoce para prevenção de doenças, entre elas o câncer de próstata.

Procurar um médico com antecedência não é uma rotina entre os homens, mas o hábito oferece riscos, conforme explica o urologista Marcus Queiroz.  “Procurar um médico só quando tem um sintoma incomodando muito, pode ser sinal de alguma doença já em estado avançado, sendo mais difícil o tratamento e a cura”, afirmou.

O médico ressalta a importância da campanha Novembro Azul para estimula os exames de rotina. “A campanha do novembro azul é justamente para estimular os homens a procurarem um médico, sem sintomas, para fazer exames iniciais e receber orientações acerca da saúde masculina. Durante o período também são vistas e diagnosticadas outras doenças da próstata, como o câncer de próstata, a hiperplasia prostática benigna e as prostatites”, disse.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens sem sintomas ou sem fatores de risco procurem um médico para avaliação sobre o câncer de próstata a partir dos 50 anos. Porém, homens negros ou que tenham um parente de primeiro grau com câncer devem procurar um médico já aos 45 anos.

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio