Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

O período chuvoso é propício para o surgimento e transmissão de doenças pois, com a chegada das chuvas, as pessoas tendem a ficar mais aglomeradas em ambientes fechados como os transportes públicos, além de ficarem expostas aos alagamentos, o que acaba deixando a população mais propensa a contaminação por vírus, fungos, bactérias, entre outros.

A infectologista Paula Miranda explica que as fortes chuvas podem facilitar o aparecimento de algumas doenças que podem ser transmitidas tanto pela água ou por gotículas respiratórias que ocorrem enquanto pessoas estão próximas umas das outras em determinados ambientes. “O período favorece um número maior de pessoas aglomeradas e próximas, e acaba acontecendo o maior número de transmissão de doenças por gotículas respiratórias, por exemplo, em que as pessoas precisam estar num contato maior. As enchentes desse período podem favorecer alguns outros tipos de doença de veiculação por água, como por exemplo, a leptospirose, que é o contato com a pele. A água contaminada pela bactéria pode favorecer o aparecimento e o aumento do número de casos dessa doença”, afirma.

A médica explica que outro problema desse período é que acaba ocorrendo um maior acúmulo de água nos vasos e em outros recipientes, ocasionando no favorecimento da transmissão de doenças. Além disso, o acúmulo de lixo, urina, fezes e sujeiras podem transmitir agentes infecciosos.

Principais doenças

Segundo a especialista, as principais doenças transmitidas nos períodos chuvosos são as viroses causadas por rinovírus, Covid-19 e a Influenza. Mas além dessas, há também as doenças que são causadas pelo acúmulo de água e lixo como, por exemplo, Hepatite tipo A, febre tifóide, diarreias, dengue, Zika e Chinkungunya e leptospirose.

Prevenção

A infectologista deu algumas dicas de como se prevenir dessas principais doenças.

Para doenças respiratórias: uso de máscara nesses e a higienização das mãos;

Para doenças de veiculação hídrica: ter cuidado com os alimentos, a água precisa tá fervida e os alimentos tem que ser lavados e higienizados;

Para doenças como Dengue, Zika e Chikungunya: evitar o acúmulo de água parada;

Cobrir sempre os vasos, os pneus e tudo que possa acumular água e trazer e favorecer aparecimento das larvas de mosquito;

Para a Leptospirose: uso de calçados que possam ser impermeáveis para evitar o contato com essa água;

Evitar sair de casa nesses períodos de enchentes.

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio