Prática do pilates traz melhora para o condicionamento respiratório - FRONT SAÚDE
Woman with pilates trainer practising pilates

Prática do pilates traz melhora para o condicionamento respiratório

O pilates é um exercício físico individual capaz de fortalecer a musculatura, garantir maior flexibilidade do corpo e até melhorar o condicionamento respiratório. Muitas pessoas usam o método como uma forma de conexão entre corpo e mente, promovendo uma maior qualidade de vida.

A fisioterapeuta Daniela Teixeira afirma que qualquer pessoa pode começar a praticar o método do pilates, desde que tenha indicação e autorização de um médico. “Caso tenha algum tipo de comprometimento articular ou patologias que interferem diretamente na amplitude de movimento do paciente. Pessoas que também queiram melhorar seu condicionamento muscular ou pacientes de pós-operatório cirúrgico”, ressaltou.

Dentre os benefícios para a saúde, os exercícios começam a fazer efeito no corpo de acordo com a disciplina e frequência. “Os benefícios da prática do pilates virá de acordo com a disciplina e frequência do paciente. Dentre os principais benefícios temos a melhora do condicionamento respiratório, muscular com o fortalecimento da cadeia global e o bem-estar, aumentando a energia a densidade óssea, auxílio na perda de peso, alivia dores articulares, aumenta a flexibilidade, melhora a postura e reduz o estresse”, afirmou a fisioterapeuta.

O aumento da concentração e equilíbrio muscular são algumas das funções trabalhadas no exercício. “As áreas mais trabalhadas são as músculo-esquelética, lesões ósteos-ligamentares, o pilates também é capaz de melhorar desequilíbrios musculares e desalinhamento postural, além de aumentar a concentração, controle, fluidez, respiração, coordenação e precisão”, elencou Daniela.

A profissional afirma que o exercício é versátil, recomendada para todas as fases da vida. “A prática do pilates é recomendada em todas as fases da vida, no entanto para crianças menores de 10 anos o ideal é a realização de atividades esportivas, como natação, dança, voleibol e futebol”, concluiu.