Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

Audição é o sentido responsável por captar as informações sonoras, sejam elas sons ou palavras, porém pelo menos 25 milhões de brasileiros sofrem com problemas de surdez. Entre as causas do problema, a otite é uma doença que causa inflamação nas regiões externa, média ou interna do ouvido.

Segundo a Otorrinolaringologista Itaiana Cordeiro, existem vários tipos de otites, dependendo de qual estrutura foi atingida. “O tempo de evolução da doença (se aguda ou crônica) deve ser considerado ao identificar o tipo. As mais frequentes são as patologias da orelha externa e média. A manipulação, como coçar com objetos, mesmo que seja cotonetes, podem ser uma das causas do problema. Também pode ser uma infecção por fungos, vírus ou bactérias, gripes e/ou resfriados, que podem evoluir com otites médias”, afirmou.

Os primeiros sinais de alerta para o problema dor ao toque ou à deglutição, coceira, secreção, sensação de abafamento da audição, zumbido ou mesmo tontura, segundo a especialista. “ O tratamento pode ser tanto com medicação tópica (gotas), como medicação oral. Importante salientar que não se deve usar qualquer gota otológica sem orientação de um especialista, uma vez que elas podem provocar danos importantes, principalmente se houver perfuração timpânica”, explicou.

A boa notícia é que existe cura para a otite. “A grande maioria se resolve com tratamento conservador, medicamentoso. Entretanto, alguns casos requerem tratamento cirúrgico, como nas otites médias crônicas”, concluiu.

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio