Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

Desde o início da pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estipulou diversas orientações de segurança frente ao combate do novo Coronavírus, e usar máscaras estava entre essas medidas. Após dois anos vivenciando um cenário pandêmico, o uso obrigatório das máscaras de proteção está deixando de ser exigida em locais abertos e fechados em alguns estados brasileiros.  

A infectologista Andréa Beltrão explica o motivo dos estados passarem a não exigir mas o uso das máscaras. “Com o avanço da vacinação, redução do números de casos e principalmente pela observação de quadros mais leves, acredito sim, que é o momento de começar a tirar as máscaras”, afirma. 

Para a especialista, o não uso de máscaras ainda causa o risco de se infectar novamente, devido as inúmeras variantes já existentes, porém, o risco maior é carregar o vírus para pessoas não vacinadas ou que tenham possibilidade de descompensar uma doença de base como, por exemplo, a insuficiência cardíaca. 

Andréa pontua que mesmo com a liberação do não uso das máscaras, ainda existem públicos específicos que precisam continuar se protegendo com a máscara. “Pessoas não vacinadas devem manter a máscaras, pacientes imunodeprimidos e com doença de base como a insuficiência cardíaca e insuficiência renal, principalmente em ambientes fechados com aglomeração”, ressalta.  

A médica finaliza declarando que a medida não simboliza o fim da doença, mas que está indo do status de pandemia para endemia. “Significa que a doença ficando controlada e se tornando endêmica. Na última onda, podemos observar que não houve um colapso na saúde, possivelmente devido o fortalecimento da imunidade coletiva pela vacinação”, conclui. 

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio

Anúncio

INSTITUCIONAL

O Front Saúde

Bem-vindo à Revista Digital Front Saúde! Aqui você encontra as melhores notícias na área da saúde.

E se você soubesse de algo que pudesse salvar a vida de alguém que você ama?