Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

Acompanhando qualquer refeição do dia, as variedades de sucos se tornam uma alternativa para quem deseja fugir de bebidas como por exemplo, o refrigerante. Porém, as diferenças entres os sucos de caixa e os naturais merecem a atenção do consumidor. Especialistas indicam que o acréscimo de conservantes, corantes e açúcares prejudicam a saúde.

A professora do curso de Nutrição da Universidade da Amazônia Daniele Farias, explica que os sucos em geral apresentam vitaminas, sais minerais, algumas fibras. “Isso vai depender muito de qual tipo de suco nós estamos falando. Os sucos onde você vai misturar hortaliças e frutas, que são conhecidas como sucos detox, você vai conseguir ter um pouco mais de fibra e vitamina, porque quando fica muito tempo exposta na luz e quando é triturada você tem uma perda tanto de vitaminas quanto de fibras. Vai depender muito da forma com que esse suco é feito, da forma com que ele é armazenado para que você tenha esse aproveitamento das vitaminas, dos sais minerais e das próprias fibras”, afirmou.

Os sucos de caixa são bem diferentes dos sucos naturais, conforme explica a professora. “O principal é você consumir sucos naturais. Preferencialmente feitos na hora, para que evite a perda de vitaminas por conta da oxidação, pelos ultravioletas. O suco de caixinha normalmente tem muito corante, conservante, altos níveis de açúcar e por isso que eles são prejudiciais à saúde. Hoje já existem alguns que são reduzidos em açúcares, que não utilizam e que tentam fazer o mais natural possível, mas ainda assim tem que ter conservante porque é um produto de longo prazo de prateleira. Então por isso ele precisa ter um conservante. Por isso que a gente deve evitar né? Preferível consumir a fruta a consumir um suco de caixa”, recomendou.

A nutricionista alerta para a forma como os sucos naturais são produzidos e que também podem oferecer danos para a saúde. “O suco natural ele só não vai ser recomendado quando você está por exemplo fazendo alguma viagem na estrada ou em algum lugar onde você não tem a segurança onde aquele suco foi feito, das condições com que ele foi feito, com que a água que ele foi feito por quê? O suco natural conhecido como ‘sucum natura’, quer dizer que ele veio da natureza, foi processado e está pronto para consumo. Então se não tiver os cuidados com a higienização das frutas, hortaliças, não tiver o cuidado com o armazenamento da água, com o próprio armazenamento do sulco, você pode consumir um alimento que além de ter perdido alguns nutrientes ele pode estar contaminado”, esclareceu.  

Além disso, os sucos naturais não são recomendados em situações, principalmente, quando há um estado mais vulnerável como crianças, gestantes e os idoso. “Então nesses casos é o ideal você utilizar suco natural, pode utilizar as águas minerais, você pode utilizar os sucos de caixinha ou você pode abrir mão, né? De consumir na rua e levar seu próprio suco de casa. É importante pensar também que nesses sulcos todas essas frutas vão ter um açúcar conhecido como frutose. Então os sucos vão também ofertar um carboidrato, um carboidrato importante que é o açúcar. Só que esse açúcar é oriundo das frutas que é conhecido como frutose”, concluiu Daniele.

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio

Anúncio

INSTITUCIONAL

O Front Saúde

Bem-vindo à Revista Digital Front Saúde! Aqui você encontra as melhores notícias na área da saúde.

E se você soubesse de algo que pudesse salvar a vida de alguém que você ama?