Quarenta médicos graduados fora do Brasil receberam hoje (12) diplomas revalidados pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), após um processo iniciado em outubro de 2020, com o lançamento do edital de revalidação de diplomas do curso de Medicina pela instituição. A cerimônia, em formato híbrido, foi transmitida a partir da sala de reunião do Conselho Universitário (Consun), onde estiveram presentes o reitor Rubens Cardoso, a pró-reitora de Graduação, Ana da Conceição Oliveira e a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Vera Palácios. O governador Helder Barbalho também participou da solenidade de forma remota, por meio de acesso on-line à reunião realizada no Google Meet.
Vinte e cinco médicos também puderam assistir a cerimônia no Auditório da Reitoria da Universidade. Além de celebrar o momento de entrega dos diplomas, o evento também marcou uma iniciativa pioneira da Uepa, ao ser a primeira instituição de ensino da região Norte a assumir a realização do processo de revalidação de diplomas de Medicina obtidos em graduações cursadas no exterior.
Em seu pronunciamento, Rubens Cardoso relembrou ações da Uepa ao longo do último ano para o combate à pandemia, entre elas, a antecipação de diplomas a 150 concluintes do curso de Medicina, que em 2021 completa 50 anos. O reitor afirmou ainda que para “nós, operadores da educação, em entidade pública como a nossa e em um estado continental, é muito gratificante um momento desse. Ficamos felizes e almejamos que os profissionais desenvolvam suas atividades com uma base legal e se espalhem pelo nosso estado, porque nós precisamos”. O reitor também adiantou que Uepa deverá instituir uma Comissão Permanente de Revalidação para fazer o processo seletivo anualmente.
Leia mais: https://www.agenciapara.com.br/noticia/28222
Deixe uma resposta