Estratégia Saúde da Família será reconstruída, entenda
Capa da apresentação da reconstrução da Estratégia Saúde da Família
Capa da apresentação da reconstrução da Estratégia Saúde da Família

Estratégia Saúde da Família será reconstruída, entenda

Como foi seu último atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS)? Perguntas assim, direcionadas diretamente à população, são uma das bases da reconstrução da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Nesta quinta-feira (11), o secretário de Atenção Primária à Saúde (Saps), Felipe Proenço, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, detalharam, em entrevista coletiva, como vai funcionar o processo.

Veja apresentação dos slides AQUI!

REVISÃO DE 30 ANOS: UMA NOVA VISÃO PARA A ESF

Completando 30 anos em 2024, a ESF é uma das políticas de maior sucesso do SUS e passará por uma reestruturação para o resgate do foco nas pessoas e no cuidado, como anunciado na última segunda-feira (8) pela ministra, ao lado do presidente Lula.

PRIORIZANDO A QUALIDADE: UMA RECONSTRUÇÃO NECESSÁRIA

“Tivemos uma perda grande nos últimos quatro anos, visto que havia uma orientação estratégica diferente para o programa feita pelo governo anterior. Então vamos reconstruí-lo, tendo como norte a qualidade”, pontuou a ministra da Saúde. “Trata-se de uma área fundamental, que consegue a resolução de 80% dos problemas de saúde”, acrescentou.

UM NOVO MOMENTO PARA A SAÚDE DA FAMÍLIA

Responsável por explicar as mudanças na estratégia de atuação do programa, o secretário Felipe Proenço resumiu: “É um novo momento para a saúde da família”. E acrescentou que a forma de atendimento será totalmente diversa.

UMA GESTÃO QUE PRIORIZA PESSOAS

As mudanças passam pela disponibilização de uma ferramenta de avaliação do atendimento, em uma interface com o SUS Digital, e por um modelo que prioriza o retorno das visitas domiciliares.

META: REDUZIR VAZIOS ASSISTENCIAIS E DIMINUIR O TEMPO DE ESPERA

O Ministério da Saúde traçou a meta de implementar 2.360 Equipes de Saúde da Família, 3.030 Equipes de Saúde Bucal e mil multiprofissionais por ano até 2026.

SAÚDE DA FAMÍLIA É SINÔNIMO DE MENOR MORTALIDADE INFANTIL

Estudos comprovam que o aumento da cobertura da estratégia reduz a mortalidade infantil, as chances de contrair tuberculose, os riscos de internação e reinternação hospitalar, além dos perigos de infarto e derrame.

RECONSTRUINDO COM FOCO NA ATENÇÃO INTEGRAL

Apesar da descaracterização nos últimos anos, a ESF retoma sua lógica inicial, com foco na atenção integral, a partir de dois eixos: ampliação do número de profissionais e um novo modelo de gestão. Com isso, busca-se garantir um atendimento de qualidade e eficaz para toda a população.

Fonte: Ministério da Saúde