Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

Que a alimentação saudável traz inúmeros benefícios para o organismo não é nenhum segredo, mas para alguns órgãos, em especial o coração, o consumo de alimentos ricos na então chamada “gordura boa”, que, à nível da linguagem nutricional, são denominadas como gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, de forma moderada e com orientação de um especialista, podem se tornar essenciais e indispensáveis para manter uma vida saudável.

A nutricionista Yamila Alves destaca alguns alimentos ricos em gorduras mono e poliinsaturadas que trazem benefícios para a saúde do coração:

  • Abacate;
  • Açaí;
  • Castanhas;
  • Nozes;
  • Linhaça;
  • Azeite de oliva.

Segundo a especialista, existe uma frequência para o consumo desses alimentos, além de uma porcentagem em relação aos valores calóricos. “O consumo deve ser diário e moderado. O consumo de gorduras recomendado é, em média, de 35% do valor calórico total do dia, sendo importante que as gorduras saturadas, muito encontrada nos alimentos de origem animal, não ultrapasse os 10% desse valor. E deve ser evitado as gorduras trans”, afirma.

De acordo com a nutricionista, os alimentos ricos em gordura, mesmo tendo gorduras boas, são mais calóricos, então, o consumo excessivo pode acabar causando obesidade, que por si só, gera um quadro inflamatório no corpo.

Além disso, há algumas restrições para o consumo desses alimentos como em casos de pessoas com algumas doenças, explica a nutricionista. “Existem alguns quadros patológicos que exigem dietas hipolipidicas, ou seja, dietas pobres em gordura, como doenças hepáticas, pancreatites, cálculo na vesicula biliar. Nesses casos, é necessário restringir”, ressalta.

Antes de mais nada, é importante lembrar que esses alimentos devem ser indicados por um especialista para que ele possa apontar o consumo da maneira adequada, como avalia Yamila. “A alimentação deve ser equilibrada e balanceada, caso haja dúvidas ou percepção de que há um desequilíbrio na alimentação, um profissional deve ser consultado. O nutricionista é o profissional mais indicado para acompanhar e indicar os alimentos que contém gorduras boas e quais os alimentos que precisam ser mais controlados”, finaliza.

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio

Anúncio

INSTITUCIONAL

O Front Saúde

Bem-vindo à Revista Digital Front Saúde! Aqui você encontra as melhores notícias na área da saúde.

E se você soubesse de algo que pudesse salvar a vida de alguém que você ama?