Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

A bursite é a inflamação ou irritação de uma bursa, que é uma pequena bolsa localizada entre os ossos e estruturas móveis, como músculos, pele ou tendões. Ela permite e facilita um melhor deslizamento entre as estruturas. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, os tendões ou a bursa do corpo podem ser afetados, porém ombros, cotovelos, punhos, dedos, quadris, joelhos, tornozelos e pés são as regiões mais afetadas.

O ortopedista Erick Nunes explica que a inflamação pode ocorrer em todas as partes do nosso corpo. “Vale lembrar que a gente tem várias bursas no nosso corpo, praticamente todas as articulações do nosso corpo apresentam as bursas. Alguns problemas podem causar a bursite, desde traumatismos em uma articulação que podem acabar machucando a bursa”, afirma.

As doenças reumáticas são uma das causas da bursite e ocasionam a inflamação em várias juntas ao mesmo tempo, ressalta o especialista. De acordo com o médico, a bursite também pode ocorrer por meio de outras formas. “Existem bursites de origem mecânica, então, às vezes, uma articulação não está funcionando muito bem ou tem algum tipo de atrito naquela articulação e acaba sofrendo uma inflamação”, pontua.

Segundo Erick, as pessoas mais acometidas pela bursite são as sedentárias, mas há outras condições que podem desenvolver o quadro. “As que estão submetidas a pequenos acidentes os atletas esportistas, as que exageram em determinados movimentos e vícios de postura, por exemplo, apoiar o cotovelo muito tempo ou quando você dorme em cima do ombro pode desenvolver a bursite”, aponta.

Por fim, o especialista revela que a forma de tratamento da inflamação deve ser feita de acordo com a causa. “Basicamente, o tratamento da bursite é baseado em repouso, às vezes, a imobilização daquela região por um tempo, uso de analgésicos e anti-inflamatórios, além de fisioterapia. Vale lembrar que para a cura da bursite e que ela não seja recidivante, é preciso detectar qual é a causa desse problema e fazer o tratamento direcionado para essa causa”, finaliza.

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio

Anúncio

INSTITUCIONAL

O Front Saúde

Bem-vindo à Revista Digital Front Saúde! Aqui você encontra as melhores notícias na área da saúde.

E se você soubesse de algo que pudesse salvar a vida de alguém que você ama?