Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

Em sânscrito, Yoga significa “unir” ou “integrar”. É exatamente essa a ideia da dessa prática que associa corpo e mente. É uma ciência antiga, que possui mais de 5 mil anos e oferece, entre outros benefícios, a possibilidade de reconexão do ser com a sua verdadeira essência.  O Dia Internacional do Yoga é celebrado em 21 de junho, como forma de expandir essa prática milenar, para todas as regiões do mundo.

O Yoga tem origem Índia e os primeiros estudos científicos foram conduzidos em 1924 pelo Swami Kuvalayananda, que é considerado o pioneiro da yogaterapia. O yoga apresenta técnicas específicas, como hatha-yoga, mantra-yoga, laya-yoga, que se referem a tradições especializadas, e trabalha os aspectos físico, mental, emocional, energético e espiritual do praticante, com vistas à unificação do ser humano em si e por si mesmo. 

O equilíbrio entre corpo e mente ocorre por meio de 3 pilares:respiração (pranayamas), posturas de yoga (ásanas) e a meditação (dhyana). “O Yoga através do Pranayama e dos Asanas, promove equilíbrio em todo sistema endócrino, consequentemente sistema simpático e parassimpático que liberam hormônio de stress e repouso entra em equilíbrio, promovendo saúde é bem estar. Pranayama é o controle do ar vital, controle da respiração e Asana, postura”, explica professor Radha Mohan Das.

São inúmeros os benefícios proporcionados pela prática do Yoga: melhora do humor, do sono, do funcionamento de todos os sistemas do corpo humano, digestivo, circulatório, respiratório. Mesmo sem ter noção alguma sobre a prática, logo nos primeiros dias a pessoa se sentirá mais disposto, com mais energia e melhor flexibilidade.

Qualquer pessoa pode aderir ao yoga, pois a prática oferece adaptações dos movimentos para qualquer tipo de indivíduo, sejam mulheres, homens, jovens, idosos, grávidas ou portadores de deficiência. “Todos as pessoas podem e devem praticar Yoga, gestantes podem fazer pratica a partir da 12 semana, após ser examinada e liberada pelo médico. Para crianças as práticas são adaptadas e apresentadas de forma lúdica”, complementa o professor.

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio

Anúncio

INSTITUCIONAL

O Front Saúde

Bem-vindo à Revista Digital Front Saúde! Aqui você encontra as melhores notícias na área da saúde.

E se você soubesse de algo que pudesse salvar a vida de alguém que você ama?