Conscientização global: perigos da obesidade em debate
Pessoa obesa sentada na cama
Pessoa obesa sentada na cama

Conscientização global: perigos da obesidade em debate

No Pará, 37,5% dos adultos têm excesso de peso e 25,9% são obesos

O Dia Mundial do Combate à Obesidade é celebrado nesta segunda-feira (04) e pretende alertar para os problemas causados pela doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal.

Segundo o endocrinologista e presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes Regional Pará, Rubens Tofolo, a obesidade tornou-se uma verdadeira epidemia global e pode ocasionar doenças graves como diabetes, problemas cardiovasculares, hipertensão e acidente vascular cerebral, além de várias formas de câncer.

No Brasil, conforme o Ministério da Saúde, o excesso de peso atinge 96 milhões de pessoas. Enfrentamento da doença. No Pará, segundo a Sespa, 37,5% dos adultos têm excesso de peso e 25,9% são obesos.

O Dr. Rubens Tofolo explica que a má alimentação e o sedentarismo são fatores determinantes para a obesidade. “O acúmulo de gordura corporal ocorre pela baixa quantidade de calorias que são queimadas”, diz ele.

O endocrinologista afirma também que praticar exercícios no mínimo três vezes na semana vai muito além da estética. “Praticar exercícios é fundamental para ter qualidade de vida. Esse cuidado proporciona efeitos em curto e médio prazo, como maior disposição no dia a dia, e principalmente para o futuro, atuando na prevenção de doenças”.

Criar hábitos alimentares saudáveis, educar e estimular as crianças para optarem por alimentos menos processados e pobres em gorduras e açúcares são algumas maneiras de evitar o sobrepeso e a obesidade, aponta o médico.

A Organização Mundial da Saúde destaca, também, o incentivo à ciência para a liberação de novos medicamentos, como as canetas injetáveis, uma alternativa para combater e tratar a doença.