Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

A ceia de Natal é um verdadeiro sinônimo de fartura: peru, chester e rabanadas são as verdadeiras marcas dessa época do ano. Apesar da grande expectativa para esse momento, especialistas recomendam moderação.

A professora do curso de Nutrição da Universidade da Amazônia Thais Franco Cardoso, fala sobre como a ceia de Natal pode ser além de gostosa, equilibrada. “O primeiro passo é ter consciência de suas escolhas alimentares e entender que se você vem de um ano de alimentação saudável e boas escolhas, não precisa se preocupar que em um dia nada estará perdido”, afirmou.

Evitar o excesso de bebidas alcoólicas, beber bastante água, também são dicas de equilíbrio recomendada pela nutricionista. “Evite beliscar o tempo todo, principalmente doces, bombons, que acabam por agregar calorias vazias, mas é possível substituir itens ou ingredientes nas preparações para torná-las mais saudáveis como fazer uma receita deliciosa de um salpicão sem maionese e batatas”, explicou Thais.

A substituição de alguns ingredientes ajuda a incrementar o cardápio saudável de Natal. “No lugar da maionese, aposte no iogurte, ameixa e abacaxi, que ajuda a regular o funcionamento do intestino, rica em fibras, principalmente a pectina, que tem outra função não menos importante: a de baixar os níveis do mau colesterol. Utilizar substituições, como arroz integral com amêndoas, rico em fibras, magnésio, vitaminas do complexo B, sendo aliados ao controle de peso e diabetes, pode ser substituído o tender por carnes brancas, sem pele, optar por preparações assadas, grelhadas”, declarou.

O consumo de condimentos industrializados e ricos em sódio devem ser evitados, conforme afirma a nutricionista. “Ervas e especiarias naturais são melhores opções. As sobremesas são uma alternativa que podem substituir a tradicional rabanada frita, por assada em forno, com pães integrais e sem casca, adicionar frutas nas sobremesas e utilizar as preparações com leite de soja, leite de castanha, desnatados. Consumir mais sucos naturais do que refrigerantes, frutas apresentam funções antioxidantes, ricos em vitaminas. Enfim, e não esqueçam da dica mais importante, curtir esse momento com quem vocês amam!!!”, concluiu.

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio