Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

15 de maio é marcado pelo Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares. A data tem o objetivo de conscientizar autoridades sanitárias, diretores de hospitais e trabalhadores de saúde sobre a importância do controle das infecções em hospitais.

A infecção hospitalar pode se manifestar durante a internação ou após a alta de um paciente. No Brasil, a taxa de infecções hospitalares atinge 14% das internações, de acordo com o Ministério da Saúde. Isso é, de cada 100 pacientes internados, pelo menos 14 apresentam complicações devido a alguma infecção adquirida dentro do hospital, o que pode aumentar o tempo de internação do paciente, o aumento do custo do cuidado e até causar a sua morte.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 45 mil brasileiros morrem anualmente em decorrência de infecções hospitalares. E a forma mais simples e efetiva de evitar esse cenário é a higienização de mãos. “Pode parecer besteira, mas este ato tão simples de lavar as mãos constantemente salva vidas. E essa regra deve valer não só para os profissionais de saúde mas também para quem está visitando um paciente no hospital”, afirma Carla Biagioni, médica e diretora técnica da AsQ, empresa especializada em Gestão de Saúde para empresas e operadoras de planos de saúde.

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio