Celulite, é possível melhorar a aparência? - FRONT SAÚDE
Female squeezes cellulite skin on her legs - close-up shot on white background

Celulite, é possível melhorar a aparência?

A Lipodistrofia Ginóide, conhecida popularmente como celulite, é uma queixa muito frequente que atinge até 98% das mulheres e em menor proporção os homens. Os locais mais afetados são nádegas, culotes, abdome e coxas.

A sua causa é multifatorial devido a associação de fatores como predisposição genética, alterações hormonais e distúrbios circulatórios locais e se agrava devido à presença de gordura localizada e flacidez cutânea. Esses fatores levam a uma inflamação na pele que vão formar pontes endurecidas que se ligam ao tecido gorduroso. São essas pontes que puxam a pele pra baixo, dando o aspecto de “furinhos”.

Não existe um tratamento único para melhorar a causa, mas uma associação de medidas que melhoram seu aspecto. Dieta e atividade física são imprescindíveis para ter melhora do quadro como o controle do açúcar e ingestão líquida adequada.

Os principais tratamentos estéticos que nós temos na atualidade são os bioestimuladores de colágeno que vão melhorar o aspecto da flacidez de pele aumentando o colágeno local.

Outros tratamentos incluem a subincisão, ultrassom macrofocado, radiofrequência e não menos importante as drenagens linfáticas. Dessa forma, conseguimos através de associação de tratamentos ter uma melhora significativa do aspecto das indesejáveis celulite.

Carolina Dias
Médica dermatologista graduada em medicina pela Universidade Federal do Pará. Residência médica em dermatologia pela UFPA e pós graduação em Dermatoscopia pela UNIFESP. Speaker da Sinclair em fios de sustentação para médicos dermatologistas. Atuo em consultório próprio onde realizo laser, cosmiatria e clínica.