Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

O autocuidado também é uma forma de cuidar da saúde feminina. Essa forma de cuidado está em coisas simples como pintar as unhas, fazer uma atividade física, tirar um tempo para si, ler um livro ou visitar um lugar novo. Dessa forma, os reflexos do autocuidado passam a interferir na autoestima da mulher, contribuindo para uma relação de amor-próprio consigo mesma.

A psicóloga Ana Cláudia Machado explica como o autocuidado interfere diretamente na autoestima da mulher. “Ele abre espaço para mulher olhar pra si, para as suas necessidades e demandas. Os atos de auto cuidado, seja físico, emocional, financeiro ou social são justamente os momentos em que a mulher pode atender às suas necessidades, e por consequência, sentir-se bem consigo mesma, refletindo em sua auto estima”, afirma.  

Segundo a psicóloga, a saúde não significa a ausência de doenças, mas saúde é um conceito amplo. “Os atos de autocuidado corroboram diretamente para a saúde física, pois, a mulher se mantém atenta ao corpo e à eventuais sintomas, por exemplo, assim como também a saúde emocional, quando ela entende o que sente, respeita suas decisões e vontades, e as diversas áreas da saúde espiritual, social e financeira.

A especialista finaliza contando sobre como as mulheres podem iniciar as práticas de autocuidado para a sua saúde. “O primeiro passo para iniciar o auto cuidado é olhar para dentro e ouvir-se. Escutar com atenção e cuidado os pedidos da sua mente e do seu corpo. Se seu corpo está estressado, uma medida de autocuidado pode ser fazer skincare, uma massagem, correr ao ar livre. Além disso, autocuidado pode ser se afastar de alguém que não te faz tão bem, não sair pra uma festa que você não quer, etc”, conclui.

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio