Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

A terapia ocupacional estuda a atividade humana a usando como recurso terapêutico para prevenir e tratar dificuldades físicas e psicossociais que atuam no desenvolvimento e autonomia em relação às atividades diárias, trabalho e lazer. Além disso, também orienta a participação em atividades que restauram, fortalecem e desenvolvem a capacidade facilitando a aprendizagem das habilidades e funções essenciais para a adaptação e produtividade, diminuir ou corrigir patologias e promover e manter a saúde. 

O terapeuta auxilia, por exemplo, no tratamento de pessoas idosas que possuem doenças crônicas degenerativas como demências, doença de Alzheimer e Parkinson. As pessoas com deficiência também são beneficiadas com a terapia ocupacional, que realiza o tratamento de acordo com a necessidade de cada uma.  

A terapeuta ocupacional Sabrina Queiroz explica que pessoas idosas e pessoas com deficiência são grupos populacionais que possuem alterações físicas, cognitivas e sociais, seja pela idade ou pela deficiência que interferem diretamente nas ocupações e no cotidiano deles. “O terapeuta ocupacional é o profissional que irá adaptar e reorganizar o cotidiano dessas pessoas, permitindo que os mesmos possam realizar, de forma independente e significativa, suas ocupações. Portanto, esse profissional, irá colaborar para a qualidade de vida dessas pessoas e de suas famílias”, destaca.  

A especialista reforça que a ação terapêutica ocupacional pode garantir mais independência ao praticar atividades do dia a dia. “O tratamento terapêutico ocupacional permite que essas pessoas possam realizar suas atividades de vida diária, como comer sozinho, tomar banho, se vestir, além de promover a autonomia nas atividades de vida prática, como gerenciar a saúde, o lazer, o trabalho”, finaliza.  

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio

Anúncio

INSTITUCIONAL

O Front Saúde

Bem-vindo à Revista Digital Front Saúde! Aqui você encontra as melhores notícias na área da saúde.

E se você soubesse de algo que pudesse salvar a vida de alguém que você ama?