O ciclo menstrual considerado normal geralmente tem duração entre 21 a 35 dias. Durante esse período, o corpo da mulher passa por muitas mudanças. O fluxo menstrual pode passar por alterações que deixam o ciclo irregular, portanto, é necessário se atentar a essas mudanças, pois, elas podem indicar problemas de saúde.
Segundo a ginecologista Ana Paula Fonseca, o ciclo menstrual pode apresentar mudanças no início, mas que pode normalizar com o tempo. “Depende da fase em que a mulher se encontra logo após primeira menstruação, por exemplo, até os três primeiros anos principalmente, esse eixo ainda é imaturo, sendo nessa fase, bastante comum as variações do ciclo, mas com o passar do tempo a tendência é que tudo vá se ajustando e a menina adote um ciclo mais regular”, afirma.
A especialista explica quais são as principais causas de mudanças durante a menstruação. “As variações hormonais, das mais variadas naturezas. Lembrar que o que rege o ciclo são hormônios, e algumas alterações metabólicas, da tireoide ou até mesmo ovarianas podem interferir e mudar esse padrão”, destaca.
De acordo com Ana Paula, na maioria das vezes, a mudança do ciclo menstrual acaba sendo uma consequência de alguma doença e não o contrário, mas é possível citar doenças como a endometriose, a síndrome de ovários policísticos, miomas, pólipos endometriais, cistos, além de patologias que podem envolver alteração direta no padrão do ciclo.
Por fim, a médica recomenda as principais orientações ao perceber alterações na menstruação. “Procurar um profissional. Qualquer mudança deve ser avaliada. Estar com seus exames e sua consulta em dia é fundamental. E pode, de forma precoce, minimizar muitos problemas futuros”, conclui.
Deixe uma resposta