Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

Na última semana, os nomes Alopecia, Jada Pinkett, Will Smith e Chris Rock ganharam repercussão nas redes sociais, isso porque a cerimônia do Oscar 2022 ficou marcada por um momento de agressão entre Will e Chris, que fez uma piada sobre a doença de Jada, que tem Alopecia, condição que afeta a queda de cabelo ou de pelos do corpo.

O dermatologista Othelo Amaral explica que há vários tipos de alopecia, e que, a famosa e conhecida calvície é um tipo da doença. “Existem vários tipos de alopecia, inclusive, também chamados a calvície de alopecia androgenética. No entanto, quando citamos o termo alopecia isoladamente, geralmente nos referimos a alopecia areata”, afirma.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a alopecia areata é uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo e suas causas podem ser genética ou com participação autoimune. Já na alopecia androgenética ou calvície, é uma forma de queda de cabelos geneticamente determinada.

Segundo o médico, a alopecia areata atinge em torno de 2% da população com predisposição a ter produção de autoanticorpos. “A pessoa produz anticorpos contra seus próprios pelos causando inflamação e queda dos mesmos”, pontua.

A alopecia pode afetar homens e mulheres e aparecer em qualquer faixa etária, porém, é mais comum antes dos 40 anos de idade.

O especialista enfatiza que entre as várias formas da alopecia areata, uma delas é considerada mais grave, mas que é possível tratá-la. “Entre as diferenças formas da doença, alguma delas é mais agressiva e grave a alopecia areata pode ser em placa única, chamada de Unifocal, em múltiplas placas, que é Multifocal, a Total, que ocorre em todo o couro cabeludo ou Universal, que acomete todos os pelos do corpo. Esta última é considerada a mais grave e mais difícil de se tratar. Todas as formas tem tratamento específico com resultados variáveis entre os pacientes”, finaliza.

Foto: Getty Images

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio