Os tratamentos estéticos caseiros chamam a atenção por muitas vezes oferecer verdadeiros “milagres”. Utilizar receitas desse sentido podem oferecer um risco à saúde, caso não tenha uma orientação médica adequada. Ao primeiro sinal de um procedimento sem base científica e com promessas de resultados repentinos, desconfie. Especialistas alertam sobre os riscos à saúde em casos como esses.
A médica Bárbara Martins explica que a utilização de receitas caseiras pode trazer efeitos indesejáveis como irritação e queimaduras. “Esses vegetais e alimentos não estão em uma forma química que possa ser absorvida de fato pela pele do corpo e pelos cabelos para que as suas propriedades terapêuticas possam ocorrer de fato. Então, existe um risco de não fazer efeito ou, pior, de apresentar reações alérgicas, irritação e queimaduras”, afirmou.
Manchas na pele por conta da utilização do limão é um dos problemas que são tratados no consultório de Bárbara. O cuidado com a rotina caseira de beleza é essenciais. “Tem que tomar cuidado. Infelizmente, no contato com o sol, algumas substâncias de frutas e legumes reagem e machucam a pele”, declarou.
A melhor saída para quem está preocupado com a saúde é fazer os seus exames de rotina, conforme recomenda a médica. “Uma boa conversa com o seu médico de confiança e isso tudo pode ter também o apoio do nutricionista para uma melhor prescrição dietética. Aconselho sempre buscar orientação médica e evitar seguir receitas difundidas pela internet que não possuam embasamento científico pelo risco de complicações, irritações, queimaduras e alergias”, concluiu.
Deixe uma resposta