A Telemedicina chegou mais intensamente no Brasil por conta da pandemia do Coronavírus, mas a modalidade de consultas médica à distância vem ganhado cada vez mais espaço e aceitação junto aos pacientes. Nela, o atendimento é feito por meio de tecnologias, integrando informática, telecomunicações e internet.
Muito utilizada em outros paises, a Telemedicina facilita a troca de informações entre profissionais de saúde, além de aumentar o acesso à diagnósticos e tratamentos. Uma pesquisa realizada pela HSR Health sobre a telemedicina, com 3.159 brasileiros, realizada em março de 2021, identificou que o acesso a informação e o nível socioeconômico têm relação direta com a utilização da Telemedicina. Embora 74% da população entrevistada tenha ouvido falar das teleconsultas, o desconhecimento entre a classe D/E é duas vezes maior em comparação com a classe A.
A pesquisa sugere que a classe social influencia diretamente o acesso à Telemedicina. Por se tratar de uma ferramenta que utiliza a internet, que no Brasil ainda é privilégio de uma classe social.
Dados indicam que, durante a pandemia, 46% dos brasileiros precisaram de atendimento médico. Destes, 57% recorreram a consultas presenciais, 43% tiveram atendimento em hospital/pronto-socorro (PS), 13% utilizaram a telemedicina e 2% receberam atendimento domiciliar.
Porém, o percentual de satisfeitos e muitos satisfeitos com a experiência da telemedicina é 68% entre os entrevistados. Comparando a teleconsulta com o atendimento presencial, 85% dos participantes da sondagem consideram que o atendimento virtual foi similar ou melhor.
Metodologia – Para entender o acesso da população à telemedicina no Brasil, a HSR Health realizou pesquisa online entre os dias 10 e 19 de março de 2021, por meio de metodologia quantitativa, englobando 3.159 respondentes. O estudo teve abrangência nacional e distribuição entre todas as idades, gêneros e classes sociais. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 1,7 pontos percentuais.
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.