Mais transmissível, variante Delta atinge população jovem do Reino Unido

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou o adiamento para o fim do isolamento social, antes previsto para o dia 21 de junho. O motivo é o avanço da cepa B.1.617.2, a variante Delta do coronavírus detectada pela primeira vez na Índia em fevereiro desse ano.

Com o avanço da doença, várias pesquisas tentam identificar a diferença entre essa cepa e as demais variantes do coronavírus. Em entrevista concedida ao jornal inglês The Guardian, o pesquisador Tim Spector, professor de epidemiologia da King’s College London, detalhou sobre informações obtidas por meio da análise de dados coletados no aplicativo Zoe Covid, utilizado por mais de 4 milhões pessoas.

A equipe de pesquisadores, coordenada pelo especialista, identificou os principais sintomas da variante Delta. Assim como na versão já conhecida da doença, que provoca febre, tosse e perda de olfato ou paladar, a nova cepa causa dores de cabeça, dor de garganta, coriza e também febre. “Analisamos os dados desde o começo de maio, e os sintomas não são mais os mesmos que eram. Então, o sintoma número um da nova variante é a dor de cabeça”, afirmou Spector ao jornal inglês.

A análise, feita no período entre 23 de maio e 5 de junho, mostra que os casos da variante Delta aumentaram rapidamente entre a população de 20 a 29 anos, seguida pela faixa etária de 0 a19 anos. Isso revela que a doença atingiu principalmente os grupos que ainda não foram totalmente vacinados contra a Covid-19 no Reino Unido.

No Estados Unidos, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), classificou na terça-feira, 15, como “preocupante”, a facilidade de disseminação variante Delta e os danos “graves”, provocados no organismo em comparação com as demais variantes. A designação científica de “variante de preocupação” é dada quando há provas apontando fatores como transmissibilidade mais severa ou redução da eficácia de vacinas ou tratamentos.

No dia 10 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a delta nesta categoria. Entre 23 de maio e 5 de junho deste ano, a variante Delta foi responsável por 9,9% dos casos de Covid-19 nos EUA, conforme o CDC. Nas duas semanas anteriores, o número era de 2,7%.

Editor

Recent Posts

Seguradoras de saúde inovam para enfrentar desafios do setor

As seguradoras de saúde brasileiras estão adotando estratégias proativas para lidar com os crescentes custos…

10 horas ago

Enfermeiros contra empresas com IA: entenda os dois lados

Na vanguarda da inovação tecnológica, a Nvidia revelou em sua última conferência uma parceria estratégica…

13 horas ago

Walmart encerra suas 51 clínicas e serviços virtuais de saúde

O Walmart anunciou na terça-feira o fechamento de todas as suas 51 clínicas de saúde…

15 horas ago

Burnon: quando a paixão pelo trabalho se torna perigosa

No turbilhão do mundo moderno, muitos se veem impulsionados por uma energia aparentemente inesgotável. Movidos…

2 dias ago

Marcos Pasquim: tive síndrome do pânico em novela e minissérie

O renomado ator Marcos Pasquim abriu o jogo sobre uma batalha silenciosa que travou nos…

2 dias ago

País volta a produzir insulina que vai atender 100% do SUS

No município mineiro de Nova Lima, uma ocasião histórica ecoou pelas paredes da recém-inaugurada fábrica…

3 dias ago

This website uses cookies.