É possível desenvolver a criatividade?

A palavra criatividade vem do latim creatus, que significa criar, do verbo infinitivo creare. No dicionário Houaiss, criatividade pode ser definida como “a qualidade ou característica de quem […] é criativo; inventividade; inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar”. Já no Aurélio, a palavra é definida como  “capacidade criadora, engenho, inventividade; capacidade que tem um falante nativo de criar e compreender um número ilimitado de sentenças em sua língua.

Na infância, a criatividade é sempre atrelada a artes e pintura, já para adolescentes, a criatividade é amiga em vídeos que alcançam gargalhadas em redes como o Tik Tok. Já para os jovens adultos a criatividade ganhou um nome, diferente: inovação. Seja para uma criança ou para um adulto, a criatividade é sempre necessária e exigida quando precisamos ampliar nossa existência e superar medos para seguir em frente. 

Para a neurociência, a criatividade resulta da combinação das atividades já registradas em partes do nosso cérebro e não da atividade de algum “centro de criatividade” cerebral. A partir dos nossos 5 sentidos, nosso cérebro é capaz de recombinar todas as informações adquiridas no hipotálamo e, a partir disso, criar processos de aprendizagens essenciais para o desenvolvimento da criatividade. 

Assim, a capacidade de ser criativo está associada à habilidade de enxergar o que aparentemente não está acessível aos olhos. Para isso, o cérebro necessita de atividades inovadoras, que estimulem seu bom funcionamento. Isso requer atividades que trabalhem com três grandes princípios: novidade, variedade e desafio crescente

Dicas para aumentar sua criatividade no dia a dia:

  1. Mantenha a mente aberta: Pessoas criativas geralmente se dedicam a assuntos sobre os quais elas ainda não sabem. Portanto, quanto mais diversificado for o seu grupo de amigos, melhor. Conviver com pessoas de áreas de atuação diferentes da sua e que pensam diferente de você pode ajudá-lo a ter ideias inovadoras.
  • Enxergue o problema: Para resolver o problema da melhor forma possível, é preciso primeiro enxergá-lo. Se a solução para algum problema não aparece, é um sinal de que você está tentando responder à pergunta errada. Questione. Pensar em coisas novas exige fazer novas perguntas.
  • Combine ideias antigas: Os melhores insights vêm da combinação de ideias que inicialmente não parecem ter relação nenhuma. Por exemplo, escolha duas palavras aleatoriamente de um texto e invente uma combinação. É um bom exercício!
  • Use a emoção criativamente: Não é incomum que indivíduos altamente criativos têm longos episódios de ansiedade ou irritabilidade, mas encontraram maneiras de usar esses estados de afetividade negativa para aprimorar essa habilidade, usando o trabalho criativo como uma forma de avaliar seus sentimentos negativos. Assim, o trabalho criativo funciona como uma espécie de terapia autoadministrada.
  • Exercite seu cérebro: Se a criatividade é a combinação de várias ideias, é preciso obviamente ter várias ideias na cabeça. Então, alimente o seu cérebro com novidades. Leia sobre diversos assuntos, vá a lugares onde você nunca foi, faça amigos e pratique ginástica cerebral (atividades que ativam seus neurônios). Manter as conexões em atividade é a principal receita para deixar a criatividade “fluir” no cérebro.
Editor

Recent Posts

A Reforma Tributária acabaria com o plano de saúde empresarial?

Grandes empregadores estão ponderando a drástica medida de cancelar os planos de saúde oferecidos aos…

14 horas ago

Argentina limita preço de planos de saúde após disparada

Após meses de aumentos exorbitantes nos preços dos planos de saúde na Argentina, o governo…

4 dias ago

O impacto da judicialização na saúde suplementar brasileiro

O aumento significativo da judicialização tem sido um obstáculo cada vez maior para o sistema…

4 dias ago

Saiba quais infecções podem voltar e como se prevenir delas

Ao contrário de algumas doenças que oferecem imunidade vitalícia após uma única exposição, como rubéola,…

4 dias ago

Seguradoras de saúde inovam para enfrentar desafios do setor

As seguradoras de saúde brasileiras estão adotando estratégias proativas para lidar com os crescentes custos…

5 dias ago

Enfermeiros contra empresas com IA: entenda os dois lados

Na vanguarda da inovação tecnológica, a Nvidia revelou em sua última conferência uma parceria estratégica…

5 dias ago

This website uses cookies.