Dia Nacional da Ciência: Brasil é destaque na produção científica, de norte a sul

Num cenário pandêmico, onde o papel da pesquisa e do pesquisador tem papel determinante no combate a Covid-19, o Dia Nacional da Ciência chama a atenção para a produção científica do país. Em todo o território nacional, a produção de estudos científicos coloca o Brasil em situação de prestigio.

Os números do Brasil mostram que entre as publicações sobre Covid-19, a maior parte foi de artigos científicos (3.542) e preprints, versões prévias dos trabalhos (468). A maioria é de ciências médicas e da saúde (2.204). Mas há também produção de outras áreas, incluindo artigos sobre ciências biológicas (207) e sociologia (183).

O Brasil tem se destacado no meio científico internacional sendo responsável por 13% de tudo o que é pesquisado no mundo. A USP, Universidade de São Paulo, já figura há um bom tempo, entre as universidades de maior destaque, no mundo. Segundo a Universidade de Leiden, na Holanda, a instituição pública paulista é a nona em produção científica, no ranking mundial. Já, no contexto da pandemia de covid-19, desde o ano passado até março deste ano, a USP produziu quase três mil trabalhos sobre a doença.

A USP ocupa a posição 33, em todo o mundo, entre as universidades que mais produziram ciência sobre a covid-19. O ranking é da empresa Clarivate Analytics considerada referência em bibliografia científica. O Brasil responde a mais de 3% de toda a ciência produzida sobre a covid, até o momento, com publicações nas melhores revistas científicas do mundo.

Na região norte, Instituto Evandro Chagas se destaca como um importante centro de pesquisa, desenvolvendo estudos, trabalhando na vigilância em saúde, investigando e monitorando surtos de doenças. O IEC é conhecido nacional e mundialmente, por seu trabalho em benefício da comunidade. Uma das principais pesquisas desenvolvidas pelo IEC foi sobre a oferta de uma vacina contra a Zika. O estudo foi considerado um dos mais avançados em relação a doença, capaz de proteger mulheres e crianças da microcefalia e outras alterações neurológicas.

Editor

Recent Posts

Seguradoras de saúde inovam para enfrentar desafios do setor

As seguradoras de saúde brasileiras estão adotando estratégias proativas para lidar com os crescentes custos…

10 horas ago

Enfermeiros contra empresas com IA: entenda os dois lados

Na vanguarda da inovação tecnológica, a Nvidia revelou em sua última conferência uma parceria estratégica…

13 horas ago

Walmart encerra suas 51 clínicas e serviços virtuais de saúde

O Walmart anunciou na terça-feira o fechamento de todas as suas 51 clínicas de saúde…

15 horas ago

Burnon: quando a paixão pelo trabalho se torna perigosa

No turbilhão do mundo moderno, muitos se veem impulsionados por uma energia aparentemente inesgotável. Movidos…

2 dias ago

Marcos Pasquim: tive síndrome do pânico em novela e minissérie

O renomado ator Marcos Pasquim abriu o jogo sobre uma batalha silenciosa que travou nos…

2 dias ago

País volta a produzir insulina que vai atender 100% do SUS

No município mineiro de Nova Lima, uma ocasião histórica ecoou pelas paredes da recém-inaugurada fábrica…

3 dias ago

This website uses cookies.